Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

LAZER FAZENDO ARTE NAS FÉRIAS

Colônias de férias são comuns nesta época: diversão para as crianças e tranquilidade aos pais. Imagine uma colônia no palco do teatro!

Durante 3 semanas as crianças a partir de 4 anos poderão mergulhar no mundo da arte através dessa colônia de férias artística e ao final irão participar da montagem de um espetáculo de verdade: Chapeuzinho Vermelho.

A ideia é convocar a criançada para “fazer arte”. Teatro, dança, circo, música e artes plásticas são os ingredientes dessa novidade da Companhia de Teatro Contemporâneo. A proposta é dar uma alternativa diferente aos pais que desejam oferecer uma diversão saudável para seus filhos, mas que proporcione também um desenvolvimento da criatividade e sensibilidade. Com apenas 16 (dezesseis) alunos por turma, as aulas se realizarão num teatro de verdade, para proporcionar a experiência mágica de experimentar a magia das luzes da ribalta.

A Colônia de Férias “FAZENDO ARTE NAS FÉRIAS” da Cia de Teatro Contemporâneo, já é uma tradição na cidade do Rio de Janeiro, e há 13 (treze) anos acontece duas vezes por ano sempre em janeiro e julho, em que as crianças a partir de 4 anos podem mergulhar no mundo das artes cênicas (teatro, circo, dança, artes plásticas e música) através da construção de um espetáculo teatral.

A colônia propõe uma vivência em diversas áreas ligadas ao espetáculo teatral – confecção do cenário, preparação das coreografias, figurinos e interpretação. Dentro deste universo-teatro, escolhemos uma peça. Criamos uma metodologia própria para divertir construindo, criando e explorando este tema, com momentos de pura brincadeira, e no final da colônia encerramos com uma apresentação de uma peça com tudo o que foi criado e produzido pelas crianças.

As aulas são 5 (cinco) atividades artísticas ligadas ao teatro: teatro, música, dança, circo e artes plásticas. Todas as aulas são dadas no ambiente teatral da Sede da CTC, então, as crianças conhecem bem este espaço e os termos típicos de teatro como “pernas”, “coxia”, “camarim”, “proscênio”, “rotunda”, etc…

Todas as crianças, até as mais introvertidas podem participar, pois essas atividades serão apresentadas às crianças de forma lúdica e divertida e estão interligadas ao mesmo tema. Por exemplo, na aula de artes plásticas são trabalhados elementos do tema: cenário,adereços, e as crianças montam esse cenário, constroem seus adereços, trabalhando com diversos materiais como tipos de papel, argila, tintas etc. Ao final, apresentam um espetáculo com cenário, figurino, iluminação e músicas. Nossa proposta é dar uma alternativa diferente aos pais que desejam oferecer uma diversão saudável para seus filhos, mas que proporcione também um desenvolvimento da criatividade e sensibilidade. A Colônia Fazendo Arte nas férias acontece na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo, rua Conde de Irajá 253, em Botafogo. Informações: 3172-5206.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *