Já na Babilônia, há mais de 4 mil anos, um jovem teria moldado em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Mas a institucionalização da data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração ao seu. A data, então, popularizou-se e tornou-se festa nacional. Em 1972, foi oficializado o Dia do Pai, comemorado no terceiro domingo de junho.

Em Portugal é festejado a 19 de março, seguindo a tradição da Igreja católica, quando celebra São José, marido de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

No Brasil foi criada por Roberto Marinho com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e o faturamento de seu jornal, “O Globo”.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

É um evento religioso católico criado pelo Papa João Paulo II, em 1984, para reunir milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.

Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, em diversos idiomas. Na edição de Madrid, em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens e foi considerada um fenômeno. Mas em julho de 2013, no Rio de Janeiro, sob o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”! (Mt 28:19), e pela primeira vez com a presença do próprio Papa, reuniu ainda mais pessoas: 3.7 milhões de jovens participaram do megaevento. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, “a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *