Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

RECEITAS – MASSAS DOCES

RAVIOLI DE NOZES E CHOCOLATE

Ingredientes massa: um kg de farinha de trigo e quatro ovos inteiros

Modo de fazer: Num recipiente coloque a farinha e os ovos. Misture bem com as mãos e vá amassando até que fique uma massa homogênea. Deixe a massa descansar, coberta com um pano, por vinte minutos.

Depois polvilhe farinha de trigo na massa e também na mesa ou pedra mármore. Abra a massa com rolo de macarrão. Se não tiver máquina de macarrão, passe o rolo várias vezes até a massa ficar numa espessura bem fina. A seguir, corte a massa do tamanho de pastéis e coloque em cima de cada um deles o recheio.

Ingredientes recheio: duas latas de leite condensado, uma colher de sopa de margarina, duas colheres (sopa) de chocolate em pó e uma xícara e meia (chá) de nozes trituradas.

Modo de fazer: leve ao fogo uma panela com a margarina deixando derreter, Logo depois coloque os outros ingredientes com exceção das nozes; mexa até ficar um creme, desligue o fogo e adicione as nozes. Depois de recheados todos os raviólis feche-os com o auxílio de um garfo. Leve uma panela alta ao fogo com bastante água, coloque os raviólis e deixe ferver. Quando estiverem cozidos, retire-os com uma escumadeira deixando escorrer a água. Arrume-os num refratário e, se quiser, jogue uma calda quente de chocolate por cima.                                             

PASTEL DE FORNO DE MAÇÃS

Ingredientes: um pacote de pastel de forno, quatro maçãs maduras, açúcar, canela em pó, baunilha, água e ovo e óleo para pincelar.

Modo de fazer: numa panela coloque as maças descascadas e partidas em pequenos cubos, açúcar o suficiente, um pouco de água e umas gotas de baunilha. Deixe cozinhar um pouco em fogo brando até secar e se transformar num doce. Retire a panela do fogo, coloque um pouco de canela em pó, mexa bem e deixe esfriar. Abra a massa dos pastéis, recheie com este doce, feche-os e pincele cada um com gem de ovo misturada ao óleo. Arrume-os num tabuleiro e leve-os ao forno pré-aquecido até assar e ficarem dourados. Outras sugestões de recheio: bananas cortadas com açúcar e canela, goiabada com queijo ou outro de sua preferência.                    

LASANHA DE BANANA

Ingredientes: um pacote de lasanha semi-pronta, água, açúcar, seis bananas prata bem maduras e canela em pó.

Modo de fazer: leve uma panela ao fogo com bastante água e açúcar até ferver e formar uma calda rala. Reserve. Descasque as bananas e parta-as em tiras compridas ou rodelas. Num tabuleiro grande vá arrumando as tiras de lasanha, jogando calda e colocando as bananas polvilhadas com açúcar e canela. Repita esse procedimento até terminar todos os ingredientes. Jogue então todo o restante da calda por cima e polvilha com bastante açúcar e canela. Cubra com papel alumínio e leve ao fogo pré-aquecido por vinte minutos. Então retire o papel alumínio e deixe só mais um pouco até dourar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *