Em tempos remotos, nos primórdios do Campeonato Carioca de futebol, no começo do século passado, surgiram muitos clubes de bairros. Na Zona Norte do Rio havia vários. Alguns sobreviveram até os dias de hoje, como o São Cristóvão, o Olaria, o Bonsucesso e o Madureira. Outros foram extintos, como o Andaraí e o Vila Isabel.

É isso mesmo, a terra de Noel Rosa já teve seu clube de futebol. O Vila Isabel F.C. foi fundado em maio de 1912 e era alvinegro. Uma de suas camisas era branca e teve outra, preta e branca, similar à do Botafogo. Os calções eram brancos e as meias pretas. Seu escudo preto e branco tinha uma bola com as iniciais da agremiação. O Vila mandava seus jogos no antigo estádio que ficava na Praça Barão de Drummond, à época chamada de Praça Sete e, posteriormente, no antigo jardim zoológico de Vila Isabel.

Um fato importantíssimo na história desta simpática agremiação e do futebol brasileiro é que o clube de Vila Isabel foi o responsável pelo primeiro jogo noturno na América Latina, no ano de 1914.  Durante os anos 1910 e 20 o Vila Isabel F.C. disputou várias vezes a primeira divisão do Campeonato Carioca, contudo sem figurar em posições de destaque. Apesar disso, o clube foi campeão de divisões inferiores várias vezes. Para os saudosistas resta a lembrança deste clube extinto há muito tempo, mas que marcou época nos primórdios do Campeonato Carioca de futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.