Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

CURIOSIDADES – 13 DE MAIO, DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Três crianças, Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), viram Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Portugal. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago. Mas em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), viram uma “Senhora mais brilhante que o sol”.

Convidou-as a voltarem ao mesmo luar no dia 13 dos próximos cinco meses. E assim foi feito, tendo sido feitos pedidos de oração e revelações. A exceção foi em agosto, que ocorreu no dia 19, a uns 500 metros do lugar, porque as crianças foram presas pelo administrador do Concelho no dia 13.

A famosa “Capelinha das Aparições”, em Fátima possui uma famosa imagem que marca o local exato onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: “Eu sou a Senhora do Rosário” e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Milhares dos presentes viram o chamado milagre do sol, prometido às três crianças.

Em 1883, Santa Teresa de Lisieux relatou que neste dia começou a se recuperar da doença de tremores nervosos após ter recebido uma visão da Virgem Maria.

POR QUE É O MÊS DAS NOIVAS?

Maio ficou famoso por ser o mês das noivas devido a uma tradição de países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes locais.

Segundo os historiadores, nesta parte do mundo, a chegada desse mês é comemorada com muitas flores. É período em que a natureza refloresce e a primavera atinge o ápice. Com o passar dos anosesses elementos foram associados à celebração do amor no casamento.

MÊS DAS MÃES

A idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis (ativista que fez as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães), que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Em 8 de maio de 1914 o feriado foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *