Chocolate – a ciência comprovou: graças aos antioxidantes, 30g de chocolate amargo ao dia durante duas semanas reduzem os hormônios do estresse, inclusive o cortisol. 

Carboidratos – estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer. Pessoas que adotam uma dieta pobre em carboidratos apresentam mais depressão e ansiedade do que aquelas que ingerem mais carboidratos e poucas gorduras.

Frutas e vegetais – contêm antioxidantes. Além disso o folato, vitamina B encontrada em vegetais verdes como o espinafre, estimula os neurotransmissores do humor.

Peixes – salmão, atum, sardinha e truta contêm ômega-3, nutriente que nosso organismo não produz e que é essencial para o bom humor, pois altera a química cerebral e os níveis de dopamina e serotonina, substâncias que, quando em níveis baixos, provocam depressão e agressividade .

Açafrão – associado à redução dos efeitos da TPM, o açafrão tem ação antidepressiva comparável à de medicamentos conhecidos usados para este fim.

Coco – O simples aroma de coco é capaz de diminuir o estresse, reduzindo a frequência dos batimentos cardíacos e fazendo com que os níveis de pressão sanguínea voltem ao normal mais rapidamente após situações desgastantes.

Chá – o chá preto e o chá verde, entre outros, induzem a um estado mental de alerta. A teanina, aminoácido presente em alguns tipos de chá, além de relaxante funciona em sinergia com a cafeína para aumentar a atenção e o foco. Para isso, é recomendável beber de 5 a 6 xícaras de chá diárias.

Nádia Lamashttp://vieirasetrufas.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.