Arquitetura europeia de Gramado faz cidade parecer verdadeiro set de filmagem.
Por Antonio da Silva

Em meio aos cenários encantadores das serras gaúchas, Gramado desponta com sua arquitetura e natureza singulares.


A cidade, maior polo turístico do Rio Grande do Sul, está localizada a 820 metros de altitude e possui população de cerca de 35 mil habitantes. Gramado dista 115 km de Porto Alegre, capital do estado. Seu clima frio serrano e suas ruas pacatas atraem casais em busca de ambiente romântico e famílias que procuram descanso.


A cidade, colonizada basicamente por alemães e italianos, mantém em sua área urbana os traços da ocupação europeia. Seus edifícios e sua culinária ainda hoje são típicos dos países dos colonizadores da região.


O turismo é sua principal fonte de renda e estima-se que a cidade receba mais de 2 milhões de turistas todos os anos. É grande a oferta de hotéis e pousadas na cidade, que mantém-se bem estruturada para receber os turistas.


A cidade é conhecida nacionalmente por possuir muitas fábricas de chocolate artesanal de excelente qualidade. 
Em dezembro, a cidade é palco do Natal Luz, importante festividade natalina que transforma Gramado em cenário de filme, com suas edificações e ruas ficando enfeitadas. O evento atrai milhares de turistas à cidade.


O principal ponto turístico do município é o Lago Negro. No local, os turistas se divertem andando de pedalinhos e curtindo o cenário esplendoroso. Outra lagoa que é atração em Gramado é a Joaquina Bier. Em suas margens acontece o Nativitaten, evento que faz parte do Natal Luz. Durante a festa acontece show de luzes e cores.


Além dos lagos, a cidade é conhecida por sediar o Festival de Cinema de Gramado. O evento existe desde 1973 e foi durante muitos anos o principal do cinema nacional.


Outras atrações de Gramado são a rua Coberta, o pórtico de entrada da cidade, a Aldeia do Papai Noel, a Igreja São Pedro, a Igreja Luterana, a cascata Véu de Noiva, dentre novidades privadas como parques em miniatura, bares, e muito mais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *