Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Jardim Zoológico: Passeio Agradável e Muito Educativo

Ir ao Jardim Zoológico da Quinta da Boavista deixou de ser apenas um passeio para observação de bichos exóticos. Programas do Zoo fazem crianças e adultos aprenderem mais sobre a importância da preservação das espécies animais.

Localizado na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, o Jardim Zoológico é excelente opção de lazer e cultura para crianças e adultos, que se divertem aprendendo sobre a vida animal.

Atualmente o Jardim Zoológico abriga 2.400 animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. Os bichos são muito bem tratados. Uma equipe de cinco médicos veterinários e de aproximadamente 50 tratadores, além de quatro biólogos e dois técnicos em zootecnia não se descuidam da saúde e da alimentação dos animais. O Zoo ainda dispõe de um hospital veterinário com centro cirúrgico e de um berçário.


Girafa no Zoo


No hospital veterinário são realizadas cirurgias, limpezas dentárias, aplicação de vacinas, além de exames clínicos. No berçário, também chamado de creche, os animais que chegam ao Zoo através de doações, permutas, ou mesmo os que foram rejeitados pelos pais ao nasceram, são recebidos e acompanhados pelos veterinários e tratadores, diariamente, e recebem especial cuidado por serem ainda filhotes.

É possível serem encontradas nas proximidades de algumas jaulas placas publicitárias de empresas. É que algumas organizações aderiram ao Projeto “Adoção é o Bicho”, patrocinando os animais e contribuindo com suas despesas de manutenção. Segundo informações da assessoria de imprensa do Zoo a empresa interessada em adotar um animal terá direito de utilizar a imagem do bicho adotado em suas possíveis campanhas publicitárias, além de receber convites destinados à visitação ao Zoológico para seus funcionários. As empresas interessadas em participar poderão obter informações através do telefone 3878-4252.  

Dentre os animais raros o Zoo possui um casal da espécie arara-azul de lear, que está em extinção, sendo o Zoo do Rio o único a expor um casal dessa espécie.

Mas, dentre os animais mais procurados pelas crianças, estão os grandes mamíferos, como os felinos, a zebra, as girafas e a elefanta que se chama Koala. Os setores das cobras e dos répteis também despertam muita curiosidade entre a garotada.



Elefante, uma das maiores atrações do parque


O Jardim Zoológico possui um corpo de funcionários atenciosos, que prestam informações aos visitantes, além de ser um local muito bem conservado, limpo e bem sinalizado. Lixeiras são encontradas em toda a área do parque.

O Zoo vem prestando um excelente serviço de conscientização e preservação do reino animal, através do Centro de Educação Ambiental que possui vários projetos, dentre eles: O Zoo Bastidores, o Zoo à noite (passeio noturno) e o Zoo Fauna. As escolas ou grupos podem entrar em contato com o setor através do telefone 3878-4254 para agendar uma visita orientada, que contará com o acompanhamento de biólogos e estagiários, quando são passadas informações sobre a conscientização e a importância da preservação das espécies dos animais. Vale a pena conferir.

O Zoo funciona em São Cristóvão desde 18 de março de 1945. Antes disso, a cidade do Rio de Janeiro possuía outro parque com animais. Esse antigo zoológico estava localizado na Rua Visconde de Santa Isabel, em Vila Isabel.

O Jardim Zoológico está aberto à visitação de terça a domingo, das 9 às 16h30. O ingresso para adultos custa R$ 6,00. Idosos e estudantes, mediante apresentação de comprovante escolar, pagarão R$ 3,00. As crianças com até um metro de altura e os portadores de necessidades especiais terão direito à gratuidade no ingresso com direito a um acompanhante.

 

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco