Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Vinho do Porto: Um Brinde Ao Requinte


Vinho do Porto tem história fascinante e sabor apreciado e reconhecido em todos os cantos do mundo.

Oriundo da região do Alto Douro, nordeste de Portugal, sua fama se estendeu por todo mundo e ele está presente nos mais diversos tipos de festividades e celebrações. Mais do que uma tradicional delícia para ser apreciada à mesa, o vinho do Porto é um símbolo lusitano. A região em que ele é produzido torna seu sabor, sua textura e seu aroma inconfundíveis.

O Alto Douro é famoso por produzir vinhos há muito tempo. Já no século XVIII a região tornou-se a primeira do mundo a ser demarcada para essa finalidade e a fama da qualidade de seus vinhos começou a se propagar mundialmente.



O sabor, a textura e o aroma marcantes do vinho do Porto devem ser relacionados a uma gama de fatores, tais como: o clima da região, o solo propício ao cultivo e, claro, às uvas. Essa soma de elementos essenciais à sua refinada e cuidadosa produção faz com que em qualquer outro local do mundo não seja possível ser produzido vinho semelhante.

As uvas especiais utilizadas na fabricação do vinho do Porto são cultivadas nas encostas rochosas e íngremes ao longo do Rio Douro.

A maior curiosidade sobre o vinho do Porto é que, apesar do nome, sua área de produção fica distante da cidade homônima. Porém, a cidade do Porto, localizada próxima ao litoral e à foz do Rio Douro, é de suma importância na distribuição mundial do produto e acabou dando nome a ele. A cidade vizinha de Vila Nova de Gaia é responsável pelo armazenamento, em suas caves, da bebida.

São conhecidos três tipos de vinhos do Porto: os tintos Tawny e Ruby, facilmente encontrados em lojas especializadas e supermercados brasileiros, e o Branco.

O mercado inglês há alguns séculos era o maior consumidor do produto, daí passarem a ser os ingleses os maiores comerciantes do vinho do Porto à época.

Dentre outras, marcaram história na exportação do vinho famosas companhias portuguesas, tais como: Ramos Pinto, Vale do Rodo e Real Companhia Velha, detentoras de marcas facilmente encontradas no Brasil.

Um momento especial de grande comemoração merece ser festejado com requinte e um brinde com um vinho do Porto.

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco