Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Verão, Férias e Rio de Janeiro

Cidade Maravilhosa oferece excelentes opções de lazer. Além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar há muitos outros menos badalados e conhecidos, porém ótimos para diversão
Enfim, janeiro. Mês de férias e de descanso. Muitos pegam a estrada para desfrutar dos aguardados dias de repouso. Porém, os que ficam no Rio de Janeiro também podem curtir muito. A Cidade Maravilhosa oferece para os que não forem viajar várias opções de lazer e entretenimento.

As praias são sempre muito procuradas nesta época do ano. Além das mais centrais e conhecidas, o Rio oferece outras lindas e bem preservadas, como Prainha e Grumari. Contudo, o frequentador deverá tomar certos cuidados, principalmente com a pele, usando protetor solar, hidratar-se ingerindo bastante água e sobretudo observando os riscos e o perigo de afogamento.


Pão de Açúcar


Outros passeios também são interessantes para os que preferem curtir a natureza, de forma mais próxima à Mata Atlântica: uma ida à Floresta da Tijuca proporcionará várias opções de lazer. Entretanto, o visitante deverá cumprir certas regras, em respeito à natureza e para sua própria segurança, tais como: não fazer fogueiras, não atirar pontas de cigarro, não retirar plantas, não molestar nem alimentar os animais silvestres, não levar à floresta animais domésticos, não banhar-se em locais proibidos, evitar beber água dos rios e córregos e não utilizar nem construir atalhos caminhando exclusivamente pelas trilhas com sinalização. Algumas atrações que poderão ser vistas na floresta são a Cascatinha Taunay, o Lago das Fadas, o Açude da Solidão, o Mirante do Excelsior, a pitoresca e histórica Capela Mayrink, além de grutas e furnas. O visitante poderá realizar caminhadas por trilhas, inclusive podendo chegar ao topo dos mais de 1000 metros do Pico da Tijuca, ponto mais alto da região.

O Cristo Redentor, grande orgulho dos cariocas, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, merece uma visita que pode ser feita de automóvel ou de trem. De carro o visitante terá que estacionar seu veículo bem abaixo da imagem, mas contará com um elevador que o conduzirá até bem próximo ao monumento. Se optar pelo trem, deverá tomar a composição na estação localizada no bairro do Cosme Velho, viajando pela floresta e podendo observar a flora com seu exuberante verde. O passeio é muito pitoresco, pois além da emoção proporcionada pelas proporções imponente da imagem, a vista da cidade maravilhosa é deslumbrante. O telefone da empresa responsável pelo trem do Corcovado é 2558-1329.


Enseada de Botafogo


Uma ida ao Pão de Açúcar é roteiro obrigatório para os turistas e para todos os cariocas que ainda não o conhecem. O passeio é feito em duas etapas. O embarque no primeiro bondinho é feito na estação da Praia Vermelha que transporta os passageiros ao Morro da Urca. De lá, um segundo bondinho os conduzirá ao Morro do Pão de Açúcar. Os visitantes desfrutarão de belíssimas paisagens, além de poder contar com banheiros, bebedouros, serviços de alimentação e loja de lembranças. O telefone da empresa responsável pelo bondinho é 2546-8400.

Para os que gostam de um programa ao ar livre nada melhor do que passar um dia agradável na Quinta da Boa Vista, que proporciona também as opções de visita ao Jardim Zoológico ou ao Museu Nacional com seu riquíssimo acervo.

O Jardim Botânico situado no bairro do mesmo nome é um recanto que merece ser conhecido, pois além da tranquilidade, oferece a possibilidade de serem conhecidas variadas espécies de árvores, plantas e flores.

A Cidade do Rio de Janeiro por ser rica em belezas naturais ainda oferece muitos outros lugares para o lazer, como outros parques, praças e grande extensão de ciclovias.

 

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco