Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Veículo Seguro

O automobilista que vai viajar, aproveitando agora as férias de meio de ano, não deve se esquecer de oferecer um excelente tratamento ao seu parceiro de viagem: o automóvel. Uma revisão no veículo antes de empreender o passeio é sempre importante para evitar surpresas desagradáveis.

Procurado pelo jornal Correio Carioca, Jorge Gentil, responsável pela Mecânica Grajaú, localizada na Rua Teodoro da Silva, 999, no bairro do Grajaú, ofereceu importantes dicas de manutenção para maior segurança dos automóveis.

Segundo Jorge, um mecânico de confiança deverá ser consultado e, somente ele, poderá avaliar o estado do seu veículo e as condições do mesmo para colocá-lo numa estrada sem grandes preocupações. Além do motor, os freios e os amortecedores deverão ser vistoriados, como também deve ser observado o estado da bateria. Não se deve descuidar do óleo do motor, que deve ser trocado ou, pelo menos, deve ser verificado seu nível, caso o mesmo seja novo.

As pastilhas de freio e as lonas que estejam muito gastas poderão danificar os discos e também os tambores, dificultando a frenagem, provocando um acidente e aí, além do prejuízo material, poderão fazer vítimas. Amortecedores em mau estado podem desestabilizar o carro nas curvas possibilitando até uma capotagem. O bom funcionamento dos limpadores do pára-brisa com as borrachas em bom estado, macias e flexíveis, sem ressecamento, permitirão boa visibilidade em perigosos dias chuvosos. Uma correia dentada do motor pode se tornar a vilã do passeio. Alerta Jorge que a verificação do estado dessas peças é fundamental “para evitar que as mesmas se rompam”, afirma. O técnico de sua confiança é a pessoa capacitada para dizer a hora exata da troca.

Os faróis, (alto e baixo), lanternas, buzina, luzes indicadoras de direção, pisca alerta, luzes internas e demais componentes elétricos também devem estar em excelentes condições, pois tanto é fundamental enxergar a estrada e os outros veículos, à noite, como ser visto pelos demais motoristas.

Jorge Gentil ainda lembra que a avaliação dos pneus é outro item importantíssimo, como também não deve ser esquecida a verificação das condições do sobressalente. Um competente borracheiro opinará sobre o estado dos frisos e as condições de rodagem dos pneus. A calibragem deverá estar correta, consoante o manual de instruções do fabricante, não podendo o motorista se esquecer de também calibrar o sobressalente evitando ser surpreendido com um pneu vazio em caso de emergência numa estrada. “´É muito comum as pessoas se esquecerem que bons pneus fazem toda diferença e não lembrarem de observar seu estado. Eles devem sempre ser verificados, pois toda segurança do veículo e de seus passageiros depende de suas condições”, alerta Gentil.

Ademais, outros equipamentos importantes não devem ser esquecidos: o macaco, a chave de roda, o triângulo de segurança além de uma boa lanterna são necessários para a troca de um pneu, à noite.


Outras Dicas Importantes:

O motorista, em caso de emergência, deve estacionar o veículo em um acostamento, mas, preferencialmente, em local seguro fora da estrada. O local deve ser bem visível e sinalizado, usando-se, para tanto, o triângulo de segurança, e, se à noite, as luzes do próprio veículo, o pisca alerta, além de outros meios de sinalização porventura existentes. 

É fundamental que os passageiros se conscientizem de que não devem permanecer no carro, mas sim procurar local seguro, pois em caso de uma colisão com o veículo estacionado as consequências poderão ser muito graves.

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco