Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 

TURISMO - VERDES MARES NO NORDESTE


Além da belíssima e charmosa Maceió, muitas outras paradisíacas cidades do litoral de Alagoas atraem turistas para suas águas esverdeadas.

Por Antonio da Silva


Para muitos, Alagoas possui o litoral mais bonito do país, pois suas maravilhosas praias possuem águas com tons esverdeados e grande quantidade de coqueiros. Só esse atrativo já poderia colocar o estado na vanguarda do turismo do país. Mas não é apenas a orla que atrai os viajantes, mas também a possibilidade de o turista conhecer um pouco mais da rica cultura nordestina.


A chegada aérea à capital Maceió se dá através do Aeroporto Zumbi dos Palmares, distante cerca de 30 km do centro da cidade, fazendo com que o viajante leve em média 50 minutos para realizar o trajeto aeroporto-litoral, em razão da distância e do tráfego nas vias de acesso. Entretanto, se a espera para chegar às praias pode ser considerada demorada, a vista aérea do litoral alagoano proporcionada ao turista quando o avião se prepara para pousar é indescritível, em razão da cor do mar.


Em Maceió, o turismo concentra-se basicamente em três bairros da orla: Pajuçara, com sua importante praia de onde partem as jangadas que levam os turistas às famosas piscinas naturais, passeio que o visitante não pode deixar de realizar; Ponta Verde, considerada a praia mais bonita da capital, e Jatiúca, onde ficam a maioria dos restaurantes.


Outro ponto de grande interesse é a feira e o pavilhão de artesanato típico localizados na orla da Praia de Pajuçara. Lá o visitante poderá adquirir peças e produtos tradicionais do estado, como o caminho e a toalha de mesa, bem como as famosas e deliciosas castanhas.


Inaugurado no ano de 2005, o Memorial da República também merece ser visitado. No local se encontram estátuas dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, os primeiros presidentes da República, ambos nascidos em Alagoas.


No litoral sul do estado estão duas das mais bonitas e famosas praias de Alagoas: Francês e Gunga. Localizada no Município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês está bem próxima à capital, sendo frequentada no seu canto esquerdo por famílias com crianças, em razão da ausência de ondas. No mesmo município o turista pode visitar o centro histórico de Marechal Deodoro, local de nascimento do proclamador da república e primeiro presidente da história do Brasil, com suas diversas igrejas e casarões. Mais ao sul, encontra-se a Praia do Gunga, de visual exuberante. Parada obrigatória antes do banho de mar deve acontecer no mirante localizado na rodovia que dá acesso à praia. De lá o visitante verá uma paisagem indescritível do mar e dos coqueirais da região.


O litoral norte de Alagoas também reserva aos turistas lindas praias, com excelente rede hoteleira. Próxima à capital, a praia de Ipioca é um paraíso quase deserto, local ideal para quem quer curtir uma praia linda e pouco frequentada sem se afastar muito de Maceió. Outro lugar com praias quase desertas é São Miguel dos Milagres, uma pequena vila de pescadores que possui vários hotéis com boa infra-estrutura e localizados praticamente na areia da praia. Em São Miguel, o visitante também poderá fazer o passeio de barco para visualização do peixe-boi, animal em extinção. Mais ao norte está Maragogi, famosa por ser considerada uma das capitais de mergulho do país.


Curta sua viagem e aproveite o sol, o céu e o sal de Maceió e de toda Alagoas, pois com certeza você vai querer retornar a essa terra abençoada.




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />