Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
TURISMO - TURISMO: JOÃO PESSOA, A “PORTA DO SOL”

Agradável clima tropical, lindas praias e o ponto mais oriental das Américas. Tudo reunido na capital do Estado da Paraíba

Por Antonio da Silva


Uma das capitais mais visitadas do Nordeste, João Pessoa oferece muitos atrativos para os turistas: belíssimas praias, restaurantes da culinária típica da região, calor durante quase todo ano e uma curiosidade, nas proximidades do centro da cidade está localizado o ponto mais oriental do continente, a Ponta do Seixas.


Além das exuberantes belezas naturais, a prefeitura e os moradores do município se preocupam com o meio ambiente mantendo diversas áreas verdes bem preservadas. Além disso, João Pessoa, que conta com cerca de 700 mil habitantes, tem a tradição de ser uma cidade limpa, proporcionando a eles uma excelente qualidade de vida, asism como a seus visitantes, responsáveis pela principal fonte de receita do município, agradáveis períodos de repouso na cidade.


As praias mais famosas da belíssima região são Tambaú e Cabo Branco, situadas próximas ao centro. Localizada no município vizinho de Conde está a famosa praia de Tambaba, procurada por praticantes de nudismo de todo Brasil. A região litorânea de João Pessoa apresenta uma curiosidade. Nela, a poucos quilômetros do centro da capital, está situada a Ponta do Seixas, ponto continental mais oriental de todas as Américas, como citado.


Além dos atrativos naturais, João Pessoa possui importante e bem preservado centro histórico.


Jampa, como é conhecida na região, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Foi fundada em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves. Seu nome atual foi colocado em 1930 em homenagem ao homônimo político do estado assassinado no mesmo ano.


Como não poderia deixar de ser, a cozinha típica paraibana está muito bem representada nos restaurantes da capital. Dentre os pratos característicos do lugar, destacam-se a buchada de bode, a carne de sol, a macaxeira, a cabidela e o bolo de milho. A comida da Paraíba, a exemplo do que acontece em quase todosos estados brasileiros, é resultado da saborosa mistura de ingredientes indígenas, africanos e europeus.






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco