Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Transplante de Córnea Tem Solução

A perda da visão, ou parte dela, devido a um problema na córnea, para muitos é considerado um problema sem solução. Mas nem sempre é assim. Na verdade, na maioria dos casos há chance de recuperação, às vezes com um transplante de córnea.

Se no Rio de Janeiro e em quase todas as capitais do Brasil esse transplante enfrenta a burocracia, incompetência e politicagem do sistema de saúde dos municípios e estados (que inviabiliza a operação), na cidade de Sorocaba, em São Paulo, transplante de córnea é absolutamente comum. Na verdade sobram córneas e o tratamento é gratuito.

Graças a uma parceria do Banco de Olhos de Sorocaba, um hospital privado, com o governo foi possível essa realidade. O hospital, que atende a particulares e convênios, oferece praticamente o mesmo serviço e atendimento a centenas de pessoas que vão até lá por dia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em busca de uma solução para problemas de visão, em especial o transplante de córnea.

E mais, como o governo do Rio de Janeiro não oferece esse serviço, o Estado paga a passagem, estadia e alimentação ao paciente e acompanhante. Se necessário, pode até pagar passagens de avião. E isso não vale apenas na teoria. Mais de 95% das pessoas que vão até Sorocaba é de fora do Estado de São Paulo, sendo a maioria do Rio, com boa parte usando o custeio do governo.

Para se conseguir o transplante, é necessária uma indicação médica de que o paciente necessita realmente de um transplante. Depois basta ligar para o Hospital de Sorocaba pelos números 15 3212-7000 / 15 3212-7035, ou ainda acessar o site www.hos.org.br. Em pouco tempo uma consulta será marcada em Sorocaba para análise do caso.

Já para se conseguir a ajuda de custo junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro deve-se entrar em contato com o setor “Tratamento Fora de Domicílio”, do SUS, que fica na Rua México, 128 / sala 1118 – Centro. Ou ligar para os telefones 2299-9556 / 2299-9557 / 2332-7169 / 2333.4028 / 2333-3735.

Esta matéria visa informar aos leitores sobre esse serviço, solicitando a estes que por sua vez informem aos amigos, o que pode salvar uma visão. Nem todos os casos têm solução, mas para a maioria há, e quanto antes for a procura por tratamento, maiores são as chances de sucesso.



     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />