Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
O Que é o Trabalho de Assitente Social ?

Serviço Social é um curso de nível superior que foi oficializado no Brasil mediante a Lei nº 1989/53.

A profissão surgiu, em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos com a ascensão da sociedade burguesa.No Brasil apareceu por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização e com isso surgiram as necessidades sociais com a execução direta das políticas sociais.

O assistente social trabalha com o indivíduo visando a sua promoção sócio-familiar. Têm como parceria as profissões afins como Sociologia, Psicologia, Filosofia, Pedagogia, Administração, dentre outras.

Este profissional pode atuar em diversas áreas como, por exemplo: hospitais, empresas, comunidades, escolas, justiça e outras que proporcionem a defesa dos direitos humanos e justiça social.

Participa de políticas públicas com o objetivo de minimizar tensões e promover o indivíduo em sua totalidade como ser humano inserindo-o no seu meio social.

O curso de Serviço Social, em algumas Universidades é de 5 anos contendo disciplinas de várias áreas de atuação. Todo profissional, depois de formado, deverá ser inscrito no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) de seu Estado para que possa, junto com seu registro, ter livre atuação e respeitar seu código de ética profissional.
Comemora-se o dia do assistente social em 15 de maio por ter sido nesta data oficializada a profissão.

Para ser um Assistente Social a pessoa deverá gostar de desafios e deverá estar afinada com as políticas públicas sociais de seu país.

Colaborou: Fátima Sodré Vianna CRESS 5734/7ª Região


 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco