Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Teresópolis: Terra da CBF e De Belezas Naturais

Teresópolis, na Serra dos Órgãos, é famosa por ter vista magnífica do pico Dedo de Deus, lindas cachoeiras e a Granja Comary, sede da seleção brasileira de futebol.

A beleza impressiona qualquer turista. Teresópolis, na região serrana, é uma das cidades mais visitadas do estado, graças à Serra dos Órgãos, ao seu clima frio e por abrigar a Granja Comary, local de concentração e treinamentos da seleção.

O Pico Dedo de Deus é seu maior símbolo, mas as cachoeiras, os mirantes, as demais montanhas da Serra dos Órgãos e as constantes visitas dos astros do futebol brasileiro também atraem muitos turistas à cidade.

Seu nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A origem de Teresópolis está intimamente ligada à presença da família imperial brasileira na região serrana do estado no século XIX. Hoje, porém, o moderno centro da cidade de 165 mil habitantes oferece diversas opções de serviços e negócios, além de ótimas opções de restaurantes e hotéis.

Com quase 1.700 metros o Dedo de Deus, um dos picos mais altos do estado,  é conhecido no Brasil inteiro como o símbolo da cidade, porém poucas pessoas sabem que ele está localizado em Guapimirim, município vizinho. A linda montanha pode ser apreciada em todo seu esplendor de Teresópolis e está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Em área nobre da cidade está localizada a Granja Comary, que é a “casa” da seleção brasileira de futebol. Em meio à agradável área verde, com enorme lago e com vista privilegiada do Dedo de Deus os canarinhos sempre se concentram e treinam às vésperas das grandes competições. Além disso, o local funciona como centro de treinamento de seleções brasileiras de base.

Antes da escolha de Teresópolis a seleção se concentrava na Toca da Raposa, em Belo Horizonte.

À entrada da cidade está localizado o Mirante do Soberbo. A vista do lugar faz com que o visitante que suba ou desça a serra obrigatoriamente tenha que parar. A Baía de Guanabara, pequenina, lá embaixo, o pico Dedo de Deus, bem próximo, e o horizonte que parece infinito fazem do Mirante um dos pontos de maior interesse em Teresópolis. O único empecilho é a neblina, que é frequente na região e pode atrapalhar a visão.
O município possui muitas cachoeiras e fontes. As quedas d’água atraem muitos visitantes, porém ao mesmo tempo em que são lindas e atraentes, podem ser perigosas. Chuvas podem cair longe dali e mesmo assim fazer o nível das águas subir depressa, pegando os banhistas desprevenidos.

Além de picos e cachoeiras e da Granja Comary, o clima frio, até mesmo ameno no verão, faz a cidade ser procurada por cariocas em todas as épocas do ano. Teresópolis está 910 metros acima do nível do mar e dista 95 km do Rio de Janeiro.

Um evento da cidade atrai grande quantidade de turistas. É a tradicional Feirarte, uma feirinha de artesanato e guloseimas, localizada no bairro Alto. Quem entra na cidade e ruma ao centro passa pela feira. No local, é possível adquirir excelentes produtos, como roupas femininas, masculinas e infantis e delícias gastronômicas brasileiras e europeias.

 

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco