Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
TEATRO 1 - TEATRO NA GRANDE TIJUCA

Tradicional grupo, que é sucesso na zona sul, inaugura nova sede, agora no Rio Comprido, junto à Tijuca, e faz convite a todos os moradores da região. Tem até aula grátis!

Quem pensa em investir em cultura hoje? Quem pensa em investir em felicidade? Pois a Cia. de Teatro Contemporâneo (CTC) está abrindo uma nova Sede no Rio Comprido, quase fronteira com a Tijuca, na Rua Barão de Sertório, 81. Um novo espaço com aulas de teatro para tímidos, para quem quer melhorar sua performance em público, quem quer aprender a arte de representar com uma das melhores Cias de Teatro do Rio de Janeiro e mostrar toda sua estrela no palco, sem compromisso de ser um profissional (quem sabe até se descobre um talento?).


Em um momento do Rio de Janeiro onde os espaços de criatividade estão diminuindo, deixando o Rio de Janeiro mais grosso, mais bárbaro, a CTC não se acovarda e propõe um novo espaço, convocando todos os moradores do Rio Comprido e Grande Tijuca a vir desenvolver suas criatividades, colocando suas expressões para fora! E ainda oferece uma aula totalmente GRÀTIS!!!!!!


A Cia. de Teatro Contemporâneo abriu sua primeira Sede em Botafogo, na Rua Conde de Irajá 253, em 2004, e transformou o espaço num grande polo difusor de cultura e teatro, com aulas de atuação, apresentações de peças e produção de web-séries para televisão e vídeo. Agora, a Cia. de Teatro Contemporâneo abre essa nova unidade acreditando nos bairros da Tijuca e Rio Comprido, dois tradicionais bairros do Rio de Janeiro, que já abrigaram muitos artistas. Além disso, a Tijuca e o Rio Comprido são bairros que possuem uma população alegre e bairrista com um nível de desenvolvimento intelectual alto e poucos lugares para desenvolver a criatividade, portanto, bairros com forte potencial para a CTC. Investir nesses bairros é poder engrandecer a qualidade de vida de seus moradores, criando condições para uma vida melhor e cooperando para o desenvolvimento intelectual de seus moradores.


O mercado de trabalho hoje é cada vez mais competitivo e a sua capacidade de sobrevivência na empresa passou do limite do nível de conhecimento adquirido. Hoje, se exige novas habilidades, a capacidade de falar em público, a criatividade para a solução de problemas importantes para a empresa, sua desenvoltura e o desenvolvimento de trabalhos em grupo colocaram o teatro, ou a arte de representar, como um grande diferencial em ambientes corporativos. Com a popularização da formação acadêmica, o que cria uma diferença hoje entre os executivos é sua capacidade de criar, apresentando opiniões criativas, apresentando projetos para um grupo, delegando corretamente funções, cooperando e se comunicando de forma eficiente. A Cia. de Teatro Contemporâneo recebeu como aluna a diretora de RH de uma grande empresa, que procurou os cursos da Cia. para entender porque nas entrevistas de emprego os melhores classificados possuíam cursos de atuação no curriculum. Muitos profissionais que possuem um acúmulo grande de conhecimento não entendem porque não conseguem fazer isso refletir na carreira pessoal. Mas é muito fácil entender, desde o momento que seu conhecimento não se transforma em comunicação. Esse é o papel do teatro no ambiente corporativo!


Não podemos esquecer das crianças. Segundo Mariana Bizzotto, professora de teatro do Instituto Educacional Sonho Infantil, e Jóia Lopes e Juliana Fernandes, coordenadoras do Instituto Educacional Sonho Infantil, em entrevista para a revista Meu Bebê, declararam: “Nesse caso o teatro tem um papel ainda mais fundamental, pois promovem diversão, além de desenvolver a motricidade, a cognição e a sensibilidade da criança. Ao fazer parte de um jogo teatral, a criança entra num espaço onírico, que potencializa sua capacidade de imaginar e criar. Ao mesmo tempo, vai tomando consciência de que todo jogo tem objetivos e regras para que possa acontecer. Essa mistura é fundamental, pois, com a prática, a criança vai se tornando, individualmente, mais livre e autônoma, mas entende também a importância de pensar coletivamente, do trabalho em grupo, da importância do outro e isso melhora suas formas de se relacionar. A prática teatral também dá à criança noção de espaço, faz com que ela descubra seus limites e os limites do colega. Desenvolve suas habilidades de leitura, sua expressão, capacidade de observação, coordenação motora e oralidade. Amplia seu conhecimento sobre a história e a cultura em que está inserida. Além disso, ao contrário do que se pensa, a linguagem teatral é acessível a todos. Não são necessárias habilidades específicas para viver essa experiência. Cada criança traz sua vivência, suas emoções, suas formas de se relacionar para o jogo e, nesse processo, todos aprendem a lidar com a diferença e a enxergar o outro como parte importante do todo. É por isso que a possibilidade de experimentar o teatro ainda na infância é tão enriquecedora e, muitas vezes, transformadora. Por que, muitas vezes, a criança descobre no campo imaginário respostas para suas próprias perguntas, soluções para seus próprios medos, ganhando, assim, confiança para superar os obstáculos que venha a enfrentar”.


O teatro também tem valor na terceira idade, segundo a psicóloga gerontóloga Laura Machado, consultora do prêmio Talentos da Maturidade, do Banco Santander, “O que ocorre é que as pessoas, quando se aposentam e entram na terceira idade, vêm de inúmeros bloqueios adquiridos ao longo da vida, e se redescobrem através da arte. Desbloqueando suas emoções e colocando isso para fora, você está se reestruturando”, explica Laura. “Na terceira idade, a arte volta a ter essa função de elaboração das emoções. Quando o idoso representa ou pinta, está na verdade se reelaborando, colocando para fora uma série de emoções que ficaram represadas”, explica.


Portanto, a Cia. de Teatro Contemporâneo convida a todos, em especial aos moradores do Rio Comprido e Grande Tijuca, a irem conhecer a nova Sede e fazerem uma aula experimental totalmente gratuita.






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco