Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
TEATRO 2 - FAZENDO ARTE NAS FÉRIAS

Colônia de férias teatral mantém crianças ocupadas em atividade divertida,
saudável e cultural.

Durante 3 semanas as crianças, a partir de 4 anos, poderão mergulhar no mundo da arte através dessa colônia de férias artística. Ao final da Colônia, elas irão participar da montagem do espetáculo O MÁGICO DE OZ.


A ideia é convocar a criançada para “fazer arte”. Teatro, dança, circo, música e artes plásticas são os ingredientes dessa novidade da Companhia de Teatro Contemporâneo. Nossa proposta é dar uma alternativa diferente aos pais que desejam oferecer uma diversão saudável para seus filhos, mas que proporcione também um desenvolvimento da criatividade e sensibilidade. Com apenas 14 alunos por turma, as aulas se realizarão num teatro de verdade, para proporcionar a experiência mágica de experimentar a magia das luzes da ribalta.


A Colônia de Férias “FAZENDO ARTE NAS FÉRIAS” da Cia de Teatro Contemporâneo, já é uma tradição na Cidade do Rio de Janeiro, há 12 anos, e acontece duas vezes por ano, sempre em janeiro e julho, em quecrianças a partir de 4 anos podem mergulhar no mundo das artes cênicas (teatro, circo, dança, artes plásticas e música) através da construção de um espetáculo teatral. A colônia propõe uma vivência em diversas áreas ligadas ao espetáculo teatral – confecção do cenário, preparação das coreografias, figurinos e interpretação. Dentro deste universo de teatro, escolhemos uma peça. Criamos uma metodologia própria para divertir construindo, criando e explorando este tema, com momentos de pura brincadeira. E, ao final da colônia, encerramos com a apresentação de uma peça com tudo o que foi criado e produzido pelas crianças.


As aulas são cinco atividades artísticas ligadas: teatro, música, dança, circo e artes plásticas.


- Na aula de interpretação, há uma aula de teatro com jogos, improvisação, trabalho de grupo, criação de histórias, trabalho com texto e cenas.


- Na aula de circo: o que trabalhamos são malabarismos, pratinhos chineses, swing, clown, pequenas acrobacias de solo.
- Na aula de dança: jogos, coreografias, trabalho com possibilidades de corpo para os personagens etc..
- Na aula de música: trabalho com instrumentos, canto e criação de novos instrumentos.


Todas as aulas são dadas num palco de verdade, então, as crianças conhecem bem este espaço e os termos típicos de teatro como “pernas”, “coxia”, “camarim”, “proscênio”, “rotunda”, etc, e tudo fica mais mágico, e também neste teatro é apresentado o espetáculo. Todas as crianças, até as mais introvertidas, podem participar, pois essas atividades serão apresentadas às crianças de forma lúdica e divertida, e estão interligadas ao mesmo tema. Então, por exemplo, na aula de artes plásticas, são trabalhados os elementos do tema, o cenário, os adereços e as crianças montam esse cenário. Constroem seus adereços e trabalham com diversos materiais, como tipos de papel, argila, tintas etc. E ao final, apresentam um espetáculo com cenário, figurino, iluminação e músicas. O dia da encenação é um grande “frizon”, onde todos estão ansiosos para ver o resultado deste lindo trabalho. Os mais experientes (temos alunos que fizeram todas as colônias) ajudam os menos experientes.


Neste formato, a colônia de férias já apresentou as seguintes peças:
Os Saltimbancos, Peter Pan, As Aventuras de Pedro Malasartes, O Mágico de Oz, Festa no Céu, Alice no País das Maravilhas, A Bailarina Rosa e o Soldadinho Azul, Sítio do Pica Pau Amarelo, A Volta ao Mundo em 15 dias, Os Piratinhas e a Princesa do Caribe, O Pequeno Prícipe, entre outros....


Para esta Colônia, será trabalhado o universo de ALI BABÁ, OS 40 LADRÕES E A PRINCESA JASMINE, com todos os seus inesquecíveispersonagens. A ideia é convocar a criançada para “fazer arte”.


Teatro, dança, circo, música e artes plásticas são os ingredientes dessa novidade da Companhia de Teatro Contemporâneo. Nossa proposta é dar uma alternativa diferente aos pais que desejam oferecer uma diversão saudável para seus filhos, mas que proporcione também um desenvolvimento da criatividade e sensibilidade. Com apenas 16 alunos por turma, as aulas se realizarão num teatro de verdade, para proporcionar a experiência mágica de experimentar a magia das luzes da ribalta.


A Colônia Fazendo Arte nas férias acontece na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo - Rua Conde de Irajá 253, em Botafogo.


MAIORES INFORMAÇÕES:
Período: de 16 de julho à 3 de agosto (todos os dias de segunda à sexta feira)
Horário: das 13h às 18h
Investimento: R$ 480,00 por semana ou R$ 550,00 (com o Lanche incluído)com desconto para quem for fazer mais de uma semana.

Informações (contato): 21 2537-5204 e 3172-5206.
Emails: cenaecia@gmail.com ou ciadeteatrocontemporaneo@ gmail.com
Site.: http://www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br/index.php/colonia-de-ferias






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco