Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SEXUALIDADE - O SEXO E O CHEIRO

 

Vários fatores são responsáveis pela atração interpessoal. Um deles, grande ativador sexual, é insensível, invisível e tem mexido com a curiosidade dos neurocientistas: os feromônios, que afetam inconscientemente o nosso comportamento.


Hoje, existem inúmeras pesquisas com o objetivo de dar uma de cupido. O poder do cheiro já foi testado e aprovado pela indústria de perfumaria, não nos deixando dúvidas sobre isso. Mas é possível que os feromônios influenciem os humanos? Parece que sim. Como os hormônios, os feromônios são mensageiros químicos que, ao invés de transportar informação dentro de um indivíduo, tem como objetivo principal promover a atração sexual entre a mesma espécie. Ou seja, mesmo que usemos os olhos para escolher o parceiro, a atração depende do olfato.


Numa sociedade tão perfumada como a nossa, é prática comum a eliminação do cheiro natural do corpo com desodorantes e perfumes. Claro que eles também podem ser estimulantes para os parceiros, mas esconder o cheiro através de outras substâncias químicas não é suficiente para esconder aquele que cada um possui, ou seja, seu feromônio, pessoal e instransferível, que tem uma fixação muito maior do que qualquer perfume francês.


Claro que os produtos de higiene têm a função de transformar o que captamos em sensações agradáveis. Mas os odores corporais vão além dos perfumes e podem levar a reações primitivas e não racionais, pois nosso afrodisíaco natural funciona como um código de barras capaz de marcar de forma tanto positiva quanto negativa, aproximando ou distanciando pessoas. Então, já sabe, da próxima vez que você encontrar com alguém que não foi com a cara, já pode dividir a responsabilidade do “santo que não bateu” com o feromônio.


Dra. Ana Paula Veiga – Sexóloga






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco