Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SEXUALIDADE - QUANDO1 + 1 = MULTIDÃO

Estamos vivendo a orgasmocracia onde todos têm mais do que direitos, mas deveres em sentí-los. Sim, a frase é no plural mesmo. Temos que ser multiorgásmicos: homens e mulheres, claro. Não importa a disponibilidade fisiológica. Nesse regime ditatorial, onde tudo se transforma em desejo, as pessoas se usam para demonstrar o quanto são sexualizadas e satisfeitas.

Acontece que a libido não é linear como parece ser e a sexualidade é mais do que os poucos centímetros que temos no corpo. Ela está lá, mas também impressa na realidade de cada cultura, pois somos um entrelace entre o real, o imaginário e o simbólico e cada um desses ingredientes oferecem tonalidades diferentes ao que somos e ao que levamos.


Assim, acreditando já saber a resposta, me pergunto: será possível viver uma sexualidade só com o corpo? A vivência é feita com o sujeito ou com o seu corpo? Afirmo categoricamente que o erotismo é o plus corporal, mas não pode prescindir dele. A dissociação corpo e sujeito leva a um sofrimento, já que um sem o outro submete-se: é objeto que não questiona a sexualidade bastando estar na linha de frente do espetáculo, onde o ter é parecer onde a mecanização do sexo está tornando a sexualidade um objeto de uso e satisfação pessoal. Os sentimentos são por vezes anestesiados num sexo castrado e por vezes vazio.


Percebe-se a sexualidade a serviço da auto-identidade perdida, num momento em que a satisfação é momentânea. É por isso que grande parte da sexualidade hoje é feita de amores frustrados, angústias engolidas e frustrações disfarçadas.


É preciso ampliar a sexualidade e trazer algo mais original ao que foi formatado. É preciso temperar carências e equalizar necessidades. No meio de tudo isso, desejo senso crítico aos aventureiros.


Dra. Ana Paula Veiga





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco