Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SEGURANÇA - GUARDAS MUNICIPAIS RECEBEM DA PREFEITURA DO RIO O RECONHECIMENTO “EXCELÊNCIA OPERACIONAL”

Ao todo, oito servidores foram selecionados, sendo seis que atuaram em ocorrências de prisão e dois que mostraram criatividade em iniciativas que beneficiaram a sociedade e o ambiente de trabalho.

A Prefeitura do Rio homenageou, ao final de outubro, oito guardas municipais com o reconhecimento “Excelência Operacional”, criado em 2017 para promover a valorização dos servidores e também estimular boas práticas e motivar o efetivo a agir com mais eficiência na prestação de serviços aos cidadãos e à cidade. Esta é a quarta edição da homenagem, feita pelo prefeito Marcelo Crivella, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Também participaram do evento o secretário de Ordem Pública, Paulo Amêndola; a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, e os diretor e subdiretor de Operações, inspetor regional Alex Pinheiro e inspetor Carlos Cristo, além do coordenador regional da Zona Sul, inspetor Ananias Brum.
- Além do reconhecimento, estamos também cuidando dos guardas municipais, do futuro de vocês, com inciativas como o “Minha casa, meu guarda” e também vamos promover melhorias nas bases operacionais – afirmou o prefeito Marcelo Crivella.


A escolha das ocorrências é feita por membros da Inspetoria Geral e da Diretoria de Operações, que coordena e controla todas as atividades operacionais das inspetorias, unidades de ordem pública e grupamentos especiais da instituição, levando em consideração características como técnica e perícia, organização, presteza e coragem durante a condução de ocorrências e o cumprimento de missões.


- Fazemos a diferença ao executar nosso trabalho com amor. E foi isso que vocês fizeram. Não mediram esforços e meios para poder servir aqueles que estavam precisando de apoio e por isso estão sendo homenageados – destacou a inspetora geral Tatiana Mendes.


Dentre os agraciados, seis atuaram em ocorrências de prisões, com emprego de esforços para deter suspeitos de cometerem delitos e proteger as vítimas, indo além do dever; e outro dois foram homenageados por terem demonstrado proatividade e criatividade em iniciativas inovadoras que trouxeram benefícios para a população e também no ambiente de trabalho.


- Receber essa homenagem é gratificante, porque realmente nos sentimos satisfeitos em realizar nosso trabalho, sabendo que estamos contribuindo para a segurança dos cidadãos e para melhorar nossa cidade. Ajo com as pessoas da forma como gostaria que minha família fosse tratada - destacou o guarda municipal Fábio de Lima, do Grupamento Especial de Praia, que contou ter sido picado por abelhas quando perseguia o ladrão que fugia pela lagoa e ainda conseguiu impedir que ele se afogasse, pois ele estava cansado de nadar.

Saiba mais sobre as ações e iniciativas premiadas – O guarda Eduardo Tavares, do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), criou um bebedouro no Parque da Catacumba, na Lagoa, que se tornou um ponto oficial de observação de pássaros. No início, há 12 anos, ele mesmo se encarregava de abastecer o pequeno reservatório, mas hoje, a partir da iniciativa do agente, o espaço conta com quatro novas construções instaladas pela administração do parque municipal, abastecidas por bombas d`água. A preocupação ambiental do guarda não parou por aí. Em 17 anos de atuação no parque, ele calcula que já plantou aproximadamente 200 espécies de árvores, algumas nativas como ipês branco e rosa, aroeira, além de frutíferas, como abiu, amora, acerola, condessa, nêspera, goiaba, jabuticaba e até urucum.


Já o guarda municipal Anderson Souza, da Coordenaria Regional Sul (CRS), é campeão mundial de MuayThai, pela MuaythaiandMuayBoran Sport Association, e também vencedor da competição Max MuayThai, considerada uma das mais importantes do mundo da modalidade esportiva, sendo o segundo lutador brasileiro a conquistar o título profissional, e divide todo seu conhecimento e experiência na luta com colegas de trabalho e integrantes de outras forças, contribuindo para o condicionamento físico e também para o bem-estar e para a segurança desses efetivos. Na Guarda Municipal, ele coordena o projeto GM-Rio em Forma, com aulas gratuitas da modalidade esportiva para integrantes da instituição, com foco em defesa pessoal e também para o desenvolvimento do esporte. Entre as forças de defesa e segurança, Musgo sempre é convidado para ministrar workshops e treinamentos, como a pista de luta do Curso de Operações Especiais, realizado para ingresso de novos integrantes no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, o BOPE.


Entre as ocorrências, estão casos de prisões efetuadas por guardas dos Grupamentos Especiais de Praia (GEP) e de Motociclistas (GGM). Em setembro, os guardas municipais Fábio de Lima, Armindo Larrate e Bruno de Souza usaram um barco emprestado para prender um ladrão na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. José Diego Rodrigues Soares, 30 anos, fugia dos guardas municipais e de policias militares e mergulhou no mangue que dá acesso à Lagoa de Marapendi. Os guardas pediram apoio ao dono de um barco e conseguiram prendê-lo na água. Os agentes do GEP e da PM faziam varredura na região após receberem solicitação de duas banhistas, que foram ameaçadas com uma faca no pescoço. O ladrão atuou junto com um adolescente que se entregou ao se deparar com os policiais. Ambos foram reconhecidos pelas vítimas e levados para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde a ocorrência foi registrada como roubo.


No mês de julho, os guardas do GGM Leandro da Silva, Fellipe Leite e Diego dos Santos prenderam um foragido do sistema prisional, pelo roubo da bicicleta e a mochila de um homem próximo ao Maracanã, utilizando réplicas de arma de fogo e granada, além de uma faca. A equipe fazia o patrulhamento pelo local quando foram acionados pela vítima, que passou a descrição do acusado, que fugia de bicicleta em direção à Quinta da Boa Vista. Os guardas o seguiram de moto conseguindo alcançá-lo, mas o ladrão abandonou a bicicleta e pulou de uma altura de cerca de 12 metros da passarela próxima ao Museu do Índio, caindo na linha férrea. Os guardas acionaram o Corpo de Bombeiros para o resgate e ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi atendido e permaneceu internado sob custódia da Polícia. A ocorrência foi registrada na 17ª DP (São Cristóvão).

Crédito das fotos: Robert Gomes

 

 





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco