Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SEGURANÇA - DICAS DE SEGURANÇA DO GRUPO GR PARA A VOLTA ÀS AULAS
As primeiras recomendações são fazer a crinça entender que não é recomendável que carreguem celulares para não atrair a ação de criminosos e orientá-la também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, caso se sintam perdidas ou assustadas.

ANTES DE SAIR DE CASA
- Observar se não há suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam esse momento.
- Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades.
- Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos. As crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.


- Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. Ela deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas e aceitar caronas, devido aos sequestros.


- Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto ou mesmo em longas caminhadas. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho, para irem e voltarem juntos.

QUANDO UTILIZAR ÔNIBUS OU TRANSPORTE ESCOLAR:
- Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. E dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.


- Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista ou cobrador.


- Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência use o Riocard ou qualquer outro tipo de vale transporte.

AO DIRIGIR COM AS CRIANÇAS NO CARRO
- Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.


- As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.

A CRIANÇA DEVE TER ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS AO ATRAVESSAR AS RUAS
- Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.


- Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.







 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco