Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Segredos Para Uma Boa Alimentação

Pílulas, terapias e uma infinidade de suplementos alimentares são procurados constantemente para se conquistar saúde e uma boa qualidade vida. Mas o que muita gente não sabe é que na maioria dos casos uma boa alimentação é o bastante para se alcançar tais objetivos, ou no mínimo, já é metade do caminho andado.

Para um perfeito regime nutricional seis refeições diárias é o ideal. Menos de quatro não é aconselhável, pois a pessoa ingere maior quantidade de alimentos em poucos períodos do dia e o intervalo entre essas refeições fica muito grande. “Uma pessoa que toma café da manhã às 7 horas, almoça às 13 e janta às 19 horas pode achar que está se alimentando regularmente, mas, na verdade, está tendo 3 refeições diárias ingerindo grande quantidade de alimentos de uma só vez, com intervalos muito prolongados, quando o ideal é comer menos, várias vezes ao dia” afirma Michael.

Existem tabelas e equações formuladas pelas entidades maiores em termos de saúde mundial, F. A. O. e W.H.O., para cada faixa etária e sexo. Mas como lembra Michael, não há igualdade entre as pessoas: “temos que analisar individualmente, pois existem diferenças entre grupos étnicos, já que essas pesquisas são mundiais, ou seja, não são feitas especificamente em cada país”.

A alimentação adequada, na verdade, começa durante a gestação. O período da infância é muito importante pois tudo no ser humano está em desenvolvimento. O valor nutritivo da carne vermelha é grande, pois é rica em ferro. Frutas, verduras e legumes, são alimentos que possuem muita quantidade de vitaminas e minerais, e o leite também é fundamental, pois é a maior fonte de cálcio, que ajuda a parte óssea. O prejuízo é imenso para quem não ingere leite ou derivados, porque não está se preparando adequadamente para a terceira idade. A quantidade ideal de líquidos que uma pessoa deve ingerir diariamente, seria de 2 a 3 litros. “O fundamental é beber água. Outros líquidos podem ser consumidos, mas nada substitui a água” diz Michael Schlüssel.

Quem deseja seguir uma dieta alimentar, que cuide da saúde, deve procurar um profissional e nunca seguir dietas padronizadas.

Vários alimentos têm propriedades que previnem o surgimento de possíveis doenças. Este fator importantíssimo deve ser sempre lembrado por todos na hora da alimentação. Quase todas as pessoas, principalmente nas grandes cidades, vivem com problemas no trabalho, em casa e isso também prejudica a saúde.

Segundo o nutricionista Michael Schlüssel, vários estudos sobre prevenção de doenças estão sendo realizados em diversas universidades com frutas, legumes e verduras. É sabido que esses alimentos são muito importantes para diminuir o colesterol, a obesidade e evitar doenças cardíacas. Eles também atuam com eficácia contra o câncer.
Devido ao ritmo de vida moderno, muito intenso, e a falta de tempo para uma boa alimentação, as pessoas estão comendo muito mal. A conscientização é primordial e deve começar desde cedo, com pais habituando seus filhos a ingerirem frutas, legumes, verduras e leite e ensinando-lhes que esses alimentos são fundamentais.



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco