Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SAÚDE - INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Existem muitas mulheres e homens com problemas de incontinência urinária.

Você sabe o que é incontinência urinária? Você sabia que existem tratamentos, dependendo do grau de incontinência, que não são cirúrgicos, mas sim fisioterapêuticos?

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Por decorrência de uma falha na coordenação entre a bexiga e o esfíncter uretral (válvula que controla saída da urina). É um problema considerado comum em ambos os sexos de todas as idades, porém nas mulheres e idosos ocorrem com mais frequência.

De acordo com pesquisas, esse problema afeta 1 em cada 3 mulheres com a faixa etária a partir dos 50 anos. Podendo atingir qualquer faixa etária também. Enquanto isso, 1 em cada 4 homens com a faixa etária a partir dos 40 anos são afetados.

Cerca de 42% das mulheres que possuem incontinência não buscam o auxílio médico ou tratamento adequado. Quanto aos homens, esse número cresce para 60%.

32% das mulheres levam o tema incontinência urinária como tabu e 27% delas preferem não falar desse assunto por sentirem vergonha de sua condição. Já os homens, em sua maioria, demoram de 1 a 2 anos para buscar ajuda médica.

90% dos homens se sentem deprimidos por causa desse problema, já as mulheres desenvolvem insegurança e baixa auto-estima.

A incontinência normalmente não indica um distúrbio que ameace a vida, porém pode causar ao portador embaraço e restringi-los de suas atividades cotidianas. A qualidade de vida diminui, contribuindo para o surgimento de novas doenças como a depressão. O portador passa a isolar-se para evitar constrangimentos. Em sua maioria, não buscam auxílio médico por acreditarem que é uma condição normal da idade. É preciso admitir que o problema existe e está acontecendo de fato e procurar ajuda especializada para o problema.

Quer saber mais sobre esse tema? Quais são as causas e os tipos de tratamento? Venha participar da nossa roda de conversa no dia 05 de fevereiro, às 14h.

Local: Espaço Saúde e Vitalidade
Boulevard 28 de Setembro, 44, sala 304 – Vila Isabel
Tel.: (21) 2204-8091, 96737-2809
Inscrição Antecipada: R$20,00


 





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco