Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SAÚDE - ARBOVIROSES

Há poucos meses da chegada do verão, especialistas alertam que o Brasil pode ter novas epidemias de Arboviroses. Isso acontece porque essa época do ano é conhecida pela temporada de chuvas em boa parte do país, e com as águas acumuladas em locais indevidos os mosquitos transmissores das arboviroses encontram seu habitat ideal para se proliferar. Além disso, devido ao clima mais quente e úmido, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto. Dentre as arboviroses, podemos citar a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além desses doenças, há relatos no Brasil do Mayaro Vírus.


Mayaro vírus é um arbovírus que pertence ao gênero Alphavirus, da família Togaviridae e é transmitido pelo mosquito do gênero Haemagogus. Alguns estudos evidenciaram que o Aedes aegypti também poderia servir como um vetor para esse vírus.
Para comentar sobre o tema, podemos apresentar Gustavo Janaudis, CEO da EUROIMMUN Brasil. A empresa disponibiliza teste ELISA para detecção de anticorpos, que atualmente aguarda registro na ANVISA para iniciar a comercialização.


Algumas características do teste:
- O teste ELISA possui sensibilidade de 100% e especificidade maior que 92% (IgG e IgM)
- Baseado em proteína estrutural recombinante produzida na EUROIMMUN
- Teste ideal para triagem, confirmação e controle de surtos
- Automatização nas etapas de encubação e avaliação


Vale a pena ressaltar que a prevenção para essas doenças ainda continua sendo o melhor remédio para se evitar o contágio, e nesse cenário as campanhas educativas possuem um papel fundamental.


Sobre a EUROIMMUN


Líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial, a EUROIMMUN possui um sólido registro de patentes e métodos inovadores de produção. Com mais de 30 anos de atuação no mercado global, a empresa é especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genética. Os métodos predominantes aplicados no desenvolvimento dos seus produtos são a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular.

 





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco