Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
SAÚDE - ARTETERAPIA: A ARTE COMO CAMINHO DE SUPERAÇÃO

Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir o cliente ao crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência.


O processo criativo envolvido na expressão artística pode ajudar as pessoas a resolver problemas, reduzir o estresse, melhorar a auto-estima, o bem-estar físico, mental e emocional.


Você não precisa ser talentoso ou artista para usufruir dos benefícios que ela pode oferecer.
No inicio do século XIX, a arteterapia foi desenvolvida pelo médico alemão Johann Christian Reil que utilizou recursos artísticos com fins terapêuticos. O seu trabalho incluía desenhos, sons e textos para estabelecer uma comunicação com o inconsciente dos pacientes, permitindo uma grande melhora.


No Brasil temos um excelente trabalho realizado pela psiquiatra Nise da Silveira, que utilizava a arte como forma de se aproximar dos seus pacientes e assim ajudá-los no processo de recuperação.


Há um ano, com propósito terapêutico, a arteterapia passou a fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS), para atenuar sintomas e promover uma maior qualidade de vida aos pacientes.


As técnicas utilizadas pela arteterapia são colagem, desenho, pintura, relaxamento, canto, dança, contação de histórias, etc...
A arteterapia vem sendo utilizada por pessoas de todas as idades com excelentes resultados no despertar do potencial humano.
Para maiores informações entre em contato com a especialista: (21) 99359-0840 ou solangereis35@yahoo.com.br. Solange Reis - AARJ 832.





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco