Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
São Luis

"Jamaica Brasileira", como é conhecida a capital do Maranhão, é famosa pelo reggae e pelos azulejos de seu casario histórico

São Luís, também conhecida como "Jamaica Brasileira" e "Cidade dos Azulejos" transborda cultura, folclore, história, belezas naturais e atende a todos gostos e faixas etárias.
Seu centro histórico retrata costumes e tradições da cidade, sendo parada obrigatória para os turistas. A Casa do Maranhão é um museu histórico que funcionava no antigo Prédio da Alfândega. No acervo reúne instrumentos musicais e trajes utilizados nas festas do bumba-meu-boi.
A Casa de Nhozinho é um dos prédios mais importantes do período colonial do centro histórico. O nome do museu é uma homenagem ao artesão maranhense que criava miniaturas do bumba-meu-boi, artigos para artesanato, pesca e figuras do folclore buriti. O museu se destaca por sua arquitetura: sua fachada é revestida por azulejos. O luxo e o estilo neoclássico são traços marcantes do Teatro Arthur Azevedo.
O Convento das Mercês era um antigo convento e atualmente é um centro cultural que abriga objetos do ex-presidente José Sarney, personalidade mais ilustre de São Luís.




Nos meses de junho e julho a cidade é tomada pelas apresentações do bumba-meu-boi, que reúnem danças e apresentações teatrais, tradições maranhenses que lotam o centro histórico. Os instrumentos de percussão ditam o ritmo da festa levando o público ao delírio.
Apesar de não ser de seus principais atrativos, São Luís possui praias agradáveis. As dunas e as águas calmas da Praia do Calhau são alguns dos pontos fortes do local, mas seu traço mais marcante são os quiosques. A Praia de São Marcos é a preferida por jovens e surfistas. Os bares e quiosques à beira mar garantem animação durante o dia e, principalmente, à noite.

Apesar de não ser adequada para o banho a Praia Ponta d’Areia atrai um grande número de pessoas, pois tem muitos restaurantes e também clubes de reggae.




A vida noturna de São Luís é bastante movimentada e seu ritmo predominante é o reggae. Os salões da Praia do Pontal e os quiosques da Avenida Litorânea são os mais procurados.
Quem aprecia uma boa mesa, se deliciará com a gastronomia maranhense. Um dos pratos mais saborosos do Maranhão é o arroz-de-cuxá. Tal iguaria é feita com camarões secos, verduras, gergelim e farinha de mandioca, e é servida em restaurantes especializados. A variedade da culinária do Maranhão deve-se à sua vasta influência indígena, portuguesa e africana.

São Luís é um excelente lugar para compras. Peças de renda, bijuterias, artefatos artesanais, doces, licores, cachaças, camisetas e outros tipos de souvenirs são encontrados no Mercado das Tulhas.

Para quem quiser ouvir um bom reggae, curtir agradáveis praias, comer deliciosos frutos do mar, fazer compras e gostar de história e de dançar, São Luís, a “Jamaica Brasileira” é o destino turístico perfeito.

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco