Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Roma: A Cidade Eterna

Centro do maior império que o mundo antigo conheceu, a atual capital da Itália guarda lembranças gloriosas do período e é um dos principais destinos turísticos mundiais.

Em pleno século XXI é impossível falar da capital italiana sem mencionar seu glorioso passado. A moderna Roma ainda vive, de certo modo, à sombra da antiga capital do Império e recebe turistas de todo mundo em razão de sua história e de seus monumentos colossais.


O império que dominou o mundo:

No início Roma era uma pequena vila, fundada por volta de 750 A.C., segundo a lenda, pelos irmãos Rômulo e Remo. Com o passar dos anos, a cidadela foi crescendo, tornou-se república e, posteriormente, império, o poderoso Império Romano, detentor das maiores forças militares que, subjugando povos e países vizinhos, foi expandindo suas fronteiras durante séculos de expansão e dominou grande parte da Europa, Oriente Médio e norte da África.

A posição da cidade era favorável geograficamente para suas inúmeras conquistas e crescimento territorial. Roma está localizada na parte central da península italiana, próxima ao mar e relativamente perto do norte da África. Outro fator fundamental para o crescimento do império foi a genial arquitetura dos antigos engenheiros romanos. Muitos métodos de construção inventados por eles ainda são usados nos dias de hoje.

Além disso, os romanos criaram estradas pavimentadas que facilitavam o deslocamento das tropas. Essa rapidez nas viagens era um dos muitos pontos fortes do quase imbatível exército de Roma.


Principais pontos turísticos:

Coliseu: o maior símbolo do apogeu de Roma tem o formato oval. A visitação ocorre apenas de dia, porém vale a pena visitar o monumental estádio para vê-lo de fora, à noite, com a belíssima iluminação. Embora parcialmente destruído pela ação do tempo e do homem durante os últimos dois mil anos, a estrutura ainda conta com arquibancadas, paredes altas e largas, tudo feito com imensas pedras.

Antigo Fórum: está localizado próximo ao Coliseu, assim como diversos outros edifícios da época. O conjunto é um dos pontos mais visitados da capital.

Fontana di Trevi: um dos locais mais conhecidos de Roma, a fonte geralmente está repleta de turistas, que vão ao lugar para fazer uma pausa nas andanças pela capital e aproveitam para tomar um sorvete observando a linda estrutura.

Piazza Navona: é uma das praças mais conhecidas da capital italiana, é enorme. Muitas pessoas frequentam o local para pintar quadros, pegar sol ou somente apreciar a bela paisagem. A embaixada brasileira está situada na praça.

Vaticano, um país dentro de Roma: o centro de todo mundo cristão e residência oficial do papa fica no meio da capital italiana. O pequeno país tem como principal atração a Praça de São Pedro, de onde os visitantes podem observar o sumo pontífice em suas aparições públicas. A majestosa basílica e o museu também são muito procurados pelos turistas. No final da visita chega-se à capela Sistina, onde, no teto, está a famosa imagem de Deus dando vida ao homem, pintada pelo artista Michelangelo.


Coliseu:

O anfiteatro foi inaugurado no ano 79 D.C. e foi construído a mando do imperador Vespasiano. Tinha como propósito entreter a população romana com shows de atrocidades envolvendo gladiadores, escravos, cristãos e feras capturadas nas mais longínquas fronteiras do Império Romano. Pesquisadores acreditam que o local podia ficar inundado para receber também batalhas navais e contava com sistema de cobertura artificial, similar ao dos modernos estádios. Hoje, o monumento é um dos mais famosos do mundo e é uma das principais atrações italianas.


Vaticano:

O menor país do mundo está localizado dentro da cidade de Roma. Possui área de apenas 0,45km² e população de cerca de 800 pessoas. O conjunto da suntuosa basílica com a praça de São Pedro representa seu maior símbolo.

A residência do papa está localizada no lindo Palácio Apostólico, onde fica a Capela Sistina, famosa pela pintura de Michelangelo, em seu teto, representando Deus dando vida ao homem.

A segurança do papa está sob a responsabilidade da Guarda Suíça, que também representa as forças armadas da pequena e pacífica cidade-estado.

 






     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />