Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Lazer e Ar Puro No Parque do Grajaú

Bem no coração da Cidade Maravilhosa local oferece área para diversão com brinquedos para as crianças, tranquilidade e sossego para os adultos relaxarem, contato direto com a natureza exuberante, além de proporcionar belíssima vista de muitos bairros do Rio de Janeiro.

Quem conhece o Parque Estadual do Grajaú sabe que lá é possível reunir a família ou amigos para um alegre piquenique, desfrutar com descontração um pouco da natureza e respirar bastante ar puro mesmo no coração de uma grande metrópole.


Parque do Grajaú


O lugar disponibiliza muito espaço livre para o lazer dos adultos e para as crianças brincarem e correrem à vontade cercadas por árvores. O local bem descontraído e muito frequentado possui em suas dependências um parquinho com variados brinquedos para deleite e alegria dos pequenos visitantes. A reserva fica bem ao pé da Pedra do Andaraí onde intrépidos montanhistas curtem fazer escaladas para curiosidade e admiração de seus frequentadores.

O Parque é um belo local, tranquilo, bem conservado, com bastante verde, possui áreas de estar e lazer para adultos e crianças e, em razão da paz que transmite também é frequentado por inúmeras pessoas que apenas desejam sossego e tranquilidade para momentos repousantes ou para uma boa leitura de um livro ou de jornais, em contemplação com a natureza.

Segundo o Sr. Márcio Rocha Carazza, entusiasmado gestor do Parque, este possui uma área de 55 hectares. Existe ainda o projeto de reflorestamento do local, com início dos trabalhos previsto para meados do ano corrente.

O espaço é bem cuidado e lá também existe um anfiteatro construído ao ar livre. Uma curiosidade interessante que pode ser verificada, quando se entra, é o formato de uma enorme pedra que dá a ideia da cabeça de um elefante, identificando-se um olho e a tromba esticada. Aliás, o parque se caracteriza por possuir uma enorme quantidade de pedras, com formatos variados e que permitem ao visitante dar asas a sua imaginação.

A localização do Parque é privilegiada. Seu endereço é Rua Comendador Martinelli, 742. Ele está situado em local elevado, de onde podem ser vistos diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. O visitante, fazendo uma pequena caminhada, chegando à base da Pedra do Andaraí, terá uma enorme e agradável surpresa, pois verá a ponte Rio-Niterói, alguns bairros da Cidade Maravilhosa, além de um pedaço da Baía de Guanabara.


Parque do Grajaú


Carazza lembra que a geografia singular do Parque, com muitas e variadas formações rochosas, permitem a prática de vários esportes radicais. Além do montanhismo, o frequentador poderá caminhar pela trilha, praticar rapel, além de fazer escaladas.
  
A entrada é grátis. Contudo, para segurança e tranquilidade dos próprios visitantes algumas regras de grande importância deverão ser adotadas, medidas que são recomendadas pela administração do Parque, tais como: recolher o lixo que produzir, depositando-o nas lixeiras existentes no local; não colher plantas, frutos, flores ou sementes; apagar e colocar nas lixeiras cigarros que forem consumidos, evitando desta forma a possibilidade e o risco de incêndio; não entrar no Parque com nenhum bicho doméstico e não dar alimento aos animais silvestres, recolhendo as sobras alimentícias caso o visitante tenha comido algo no interior do Parque; não se afastar das trilhas permitidas, pois atalhos irregulares poderão ser inseguros para os frequentadores e degradam a natureza, aumentando o risco de desabamentos; não produzir ou escutar sons em alto volume, pois o barulho interfere na vida animal e também atrapalha o sossego de outros visitantes; as bicicletas devem permanecer na entrada do Parque presas ao bicicletário. Seguindo essas regras simples, porém eficientes, o frequentador estará ajudando a preservar a natureza e também tendo assim o Parque sempre para seu deleite.
É muito fácil chegar ao Parque do Grajaú. Ao final da Avenida Engenheiro Richard, após a Praça Edmundo Rêgo, deve-se dobrar à direita tomando-se a Rua Comendador Martinelli e seguindo até seu final, sendo observada a curva à esquerda, o parque logo é identificado pelo seu grande portão de entrada. Os veículos podem ficar estacionados no largo que fica em frente ao Parque.

O horário de funcionamento do Parque Estadual do Grajaú é das 8 às 17 horas, diariamente, funcionando durante toda a semana, com exceção das segundas-feiras, quando sempre permanece fechado. No horário de verão o funcionamento é estendido até as 18 horas. Vale a pena conferir e relaxar cercado pela natureza.




     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />