Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas Para o Verão

Salada Italiana

Ingredientes: tomates tipo cereja, bolinhas de mussarela de búfala, folhas de manjericão, azeite, sal, pão francês ou torradas e orégano.

Modo de fazer: num refratário coloque os tomates cereja, as bolinhas de musssarela e as folhas de manjericão. Regue com bastante azeite e coloque um pouco de sal. Por cima espalhe pedaços de pão francês cortados em cubos ou torradas também cortadas em cubos. Opcional: se desejar adicione um pouco de orégano.

Maionese de Bacalhau

Ingredientes: meio quilo de bacalhau, um quilo de batatas cozidas, 150 gramas de presunto, 150 gramas de azeitonas sem caroço, um vidro de maionese, azeite e 250 gramas de picles (opcional).

Modo de fazer: coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. No dia seguinte, coloque-o no  fogo, afervente-o e retire as peles e espinhas, desfiando-o. Cozinhe as batatas cortadas em cubos com água e sal, escorra-as e junte-as ao bacalhau. Adicione então os outros ingredientes, regue com muito azeite e misture bastante maionese até formar uma massa homogênea. Coloque num refratário, enfeite a gosto e leve à geladeira.


Montanha de Neve

Ingredientes massa: uma xícara (chá) de margarina, duas xícaras (chá) de açúcar, quatro gemas, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, um pacote de fécula de batata, duas xícaras (chá) de leite e uma colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de fazer massa: bata o açúcar com a margarina, junte as gemas e continue batendo até ficar esbranquiçado. Adicione então o leite, a farinha, a fécula e o fermento. Bata bem e leve para assar num tabuleiro untado e enfarinhado. Ingredientes glacê: quatro claras e açúcar.

Modo de faze glacê: bata as quatro claras em neve e vá juntando o açúcar até dar o ponto. Cubra o bolo frio com este glacê e coco ralado. Ingredientes recheio: uma lata de leite condensado cozido e coco ralado. Aplicação do recheio: corte o bolo ao meio espalhando o recheio na primeira metade. Cubra com a outra metade, colocando o glacê por cima.    



Gelado Cremoso de Abacaxi

 
Ingredientes - uma caixa de pudim de baunilha ou caramelo, uma colher (sopa) de margarina, dois ovos, um abacaxi descascado e cortado em quadrados, duas xícaras (chá) de água, duas xícaras (chá) de açúcar e um pacote de coco ralado.

Modo de fazer - prepare o pudim conforme as instruções da caixa. Depois de pronto coloque a margarina, as gemas, misture bem e leve novamente ao fogo por mais ou menos dois minutos. Reserve. Numa panela coloque o abacaxi cortado, a água e uma e meia xícaras  de açúcar; deixe cozinhar até a calda ficar bem grossa. Deixe esfriar. Bata o creme novamente e então vá arrumando num refratário grande da seguinte maneira: primeiro, faça uma camada com a metade do creme, depois coloque por cima a metade do doce de abacaxi. Após, novamente ponha a outra metade do creme e sobre esta a outra metade do doce. Bata as claras em neve bem firme, junte meia xícara de açúcar e cubra todo o doce. Salpique o coco ralado e leve ao forno só para dourar um pouco. Após esfriar leve à geladeira servindo no dia seguinte.


 
Sorvete Cremoso da Fafá

 
Ingredientes - duas latas de leite condensado, três caixas de creme de leite e três ou quatro colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó. Observação: caso queira modificar o sabor substitua o chocolate por:

Coco - por um coco ralado fresco ou dois pacotes de coco em fita.

Frutas - pela fruta de preferência batida no liquidificador e, se quiser, acrescentar pedaços da fruta.

Modo de fazer - coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até ficar cremoso. Utilize um pote de dois litros (vazio e limpo) para ser colocado o sorvete batido. Tampe bem e leve ao congelador.


   
Salpicão de Frango
 
Ingredientes - três peitos de frango, sal, uma cebola, um tomate, meio pimentão, trezentos gramas de presunto partido em pequenos pedaços, uma lata de petit-pois, meia lata de milho verde, um vidro de maionese, um pacote de batata palha e uma caixa de creme de leite (opcional).

Modo de fazer - cozinhe os peitos de frango com o sal e os temperos. Espere esfriar e os desfie. Coloque, então, num refratário juntando os outros ingredientes. Vá misturando a maionese até ganhar consistência. Se quiser, enfeite com duas rosas feitas com tomate e galinhos de salsa. Leve à geladeira.


Maionese de Batata
 
Ingredientes _ um quilo de batata inglesa, duas cenouras pequenas, sal, azeite, maionese, três ovos, uma lata de petit-pois, meia lata de milho verde, cem gramas de presunto bem partido e um tomate.

Modo de fazer - descasque e lave as batatas e as cenouras, corte-as em cubos e coloque para cozinhar numa panela com água e sal; cozinhe também os três ovos. Depois de tudo cozido escorra, descasque os ovos partindo-os em pedaços bem pequenos e coloque tudo num refratário. Então, junte o petit-pois e o milho lavados e escorridos e o presunto picado. Regue com azeite e vá juntando a maionese até ficar tudo bem envolvido. Cubra com uma rosa feita com o tomate lavado. Leve à geladeira até a hora de servir.  


 
Salada Russa
 
Ingredientes - três ou quatro peitos de frango, sal, uma cebola, um tomate, meio pimentão, um pouco de cheiro verde picado, um vidro de maionese, azeite, um vidro de palmitos picados, três maças descascadas e cortadas em cubinhos.

Modo de fazer - cozinhe os peitos de frango com sal, cebola, tomate e pimentão. Deixe esfriar após desfie os peitos de frango. Coloque num refratário e junte os outros ingredientes regando com azeite e juntando  maionese até dar o ponto de consistência. Enfeite com folhas de salsa leve à geladeira.      

 


 


 

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco