Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Russa

Salada Russa

Ingredientes– 3 ou 4 peitos de frango, sal, uma cebola, um tomate, meio pimentão, um pouco de cheiro verde picado, um vidro de maionese, azeite, um vidro de palmito picado e três maçar descascadas e picadas.

Modo de fazer– Cozinhe os peitos de frango com sal,  cebola, tomate e pimentão. Espere esfriar e desfie o frango. Misture os outros ingredientes, regue com bastante azeite, e vá colocando a maionese até dar o ponto. Caso queira enfeite com folhas de salsa.

Estrogonofe

Ingredientes – um quilo de carne de primeira (filé mignon ou alcatra) picada em cubos. Sal, duas colheres (sopa) de manteiga, um pouco de óleo, uma colher (sopa) de farinha de trigo, uma cebola ralada ou processada, ketchup, molho pronto de tomate, uma lata de creme de leite, uma cálice de conhaque (opcional) e um pouco de champignon (opcional).

Modo de fazer– Numa panela coloque um pouco de óleo e a manteiga para derreter e esquentar. Então coloque a cebola para dourar e junte a farinha de trigo até ficar um pouco dourada. Acrescente a carne picada e o sal a gosto, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo. Depois de cozida a carne coloque o molho de tomate e o ketchup (não muito), e se quiser o champignon. Deixe apurar um pouco. Logo depois coloque o conhaque, acenda um fósforo e o jogue aceso na panela para flambar. Desligue o fogo, e retire o fósforo. Na hora de servir coloque o creme de leite gelado e sem soro e esquente só um pouco. (Não ferva).

Obs: a quantidade de creme de leite deve ser igual à da carne.


Charlote


Ingredientes – seis ovos, duas xícaras (chá) de açúcar, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, duas latas com leite de vaca, 250 gramas de ameixas pretas sem caroço, pequena porção de passas, alguns pêssegos em calda, uma pequena porção de cereja em calda, um vidro de geléia de goiaba, três laranjas, três gemas, cinco colheres (sopa) de amido de milho, e uma garrafa pequena de guaraná.

Modo de fazer – Fazer um pão-de-ló batendo as seis claras em neve e depois colocando as seis gemas, o açúcar e a farinha de trigo e batendo bem, Leve para assar em tabuleiro. Depois de assado, vire a massa num pano umedecido. Deixe esfriar, abra o pano, recheie o pão-de-ló com a geléia e torne a enrolar.

Faça um creme com o leite condensado, as três gemas, o leite de vaca e o amido de milho, levando ao fogo, mexendo até engrossar. À parte pique as ameixas, os pêssegos, as passas e as cerejas. Reserve. Forre um refratário redondo ou retangular com papel impermeável. Molhe o rocambole com o guaraná; corte as rodelas de rocambole e vá arrumando no fundo e nas laterais do refratário. Depois disso vá arrumando a charlote da seguinte forma: o creme, as frutas picadas, fatias de rocambole, creme de leite gelado e sem soro, e assim sucessivamente até cobrir todo o refratário e terminarem todos os ingredientes. Leve à geladeira. No dia seguinte faça um creme com o suco das três laranjas, o amido de milho e o açúcar até adoçar. Tire da forma o doce, retire o papel impermeável e jogue este último creme sobre a charlote.

 

 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco