Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Portuguesa

Empadão de Bacalhau

Ingredientes da massa: um quilo de batatas cozidas, um ovo, uma colher (sopa) de manteiga, sete colheres (sopa) de farinha de trigo, suco de limão a gosto, sal a gosto e um ovo batido para pincelar.

Ingredientes do recheio: setecentos gramas de bacalhau cozido em lascas, um quilo de batatas cozidas cortadas em fatias médias, cinco ovos cozidos cortados em rodelas, um pouco de salsinha picada e azeite a gosto.

Modo de fazer - massa: amasse as batatas quentes até formar um purê e deixe esfriar. Depois junte o ovo, a manteiga e a farinha de trigo. Coloque o sal e o suco de limão a gosto e misture até formar uma massa que possa ser aberta com rolo. Forre com a metade desta massa uma forma untada e reserve a outra metade.

Modo de fazer - recheio: de véspera coloque o bacalhau de molho trocando a água várias vezes. No dia seguinte cozinhe-o em lascas. Então comece a arrumação do empadão: por cima da massa espalhada na forma coloque todo o bacalhau, cubra com as batatas cozidas e em seguida com uma camada de ovos cozidos. Regue com bastante azeite e salpique com a salsinha picada. Cubra com o resto da massa, pincele com o ovo batido e leve ao forno para dourar.

Maionese de Bacalhau

Ingredientes: meio quilo de bacalhau, um quilo de batatas cozidas, cento e cinquenta gramas de presunto, cento e cinquenta gramas de azeitonas sem caroço, duzentos e cinquenta gramas de picles (opcional), azeite e um vidro de maionese.

Modo de fazer: coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. No dia seguinte coloque-o no fogo, afervente-o e retire as peles e espinhas, desfiando-o. Cozinhe as batatas partidas, com água e sal, escorra-as e junte-as ao bacalhau desfiado. Então adicione os outros ingredientes, regue com bastante azeite e vá colocando bastante maionese até formar uma massa homogênea. Coloque num refratário, enfeite e a gosto e leve à geladeira.

 
Bacalhau da Dinda

Ingredientes: um quilo de bacalhau do Porto, azeite, trezentos gramas de azeitona verde sem caroço, um quilo de batatas partidas em rodelas, meio quilo de tomates partidos em rodelas, três cebolas partidas em rodelas, dois pimentões verdes partidos em tiras finas, uma dúzia de ovos cozidos partidos em rodelas, cheiro verde e sal a gosto.

Modo de fazer: deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. Limpe e desfie o bacalhau e reserve. Numa panela bem alta vá colocando: primeiro uma camada de azeite, uma de bacalhau, uma de azeitonas picadas, uma de batatas partidas, uma de tomates, uma de cebola, uma de pimentões, uma de ovos cozidos cortados e por último o cheiro verde partido, regue com bastante azeite. Vá arrumando assim até se acabarem os ingredientes, sempre regando com bastante azeite.
Por último, coloque num copo de água uma colher (café) de sal e jogo por cima. Tampe um pouco a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo.

Papos de Anjo

Ingredientes: doze gemas, dois copos grandes de açúcar, um copo grande de água e essência de baunilha.

Modo de fazer: bater as doze gemas na batedeira por vinte minutos. Unte forminhas de empada, coloque as gemas batidas nas forminhas e leve para assar em fogo médio. Numa panela coloque o açúcar e a água para fazer uma calda em fogo brando até ferver.

Desligue o fogo e junte um pouco de baunilha. Então mergulhe os papos de anjo (já retirados das fominhas) nesta calda, Retire com uma escumadeira e  coloque num vidro ou forminhas de papel alumínio.



Rocambole de Bacalhau à Moda

Ingredientes: 800 gramas de bacalhau de boa qualidade, cinco ovos, 100 gramas de azeitonas sem caroço, um pouco de maionese, uma colher (sopa) de fermento em pó, uma cebola grande ralada, meia xícara (chá) de azeite, cinco colheres (sopa) de farinha de trigo, duas xícaras (chá) de leite, um copo de requeijão, um pouco de salsinha picada e sal a gosto.

Modo de fazer: coloque o bacalhau de molho, de véspera, mudando sempre a água. No dia seguinte, limpe o bacalhau e o desfie num refratário grande, separando 200 gramas para o recheio. Refogue a cebola no azeite e depois junte ao bacalhau desfiado que está no refratário. Num prato fundo misture as cinco gemas juntando-as à massa do bacalhau; coloque também o fermento, a farinha, o leite, a salsinha e o sal. Numa batedeira bata as cinco claras em neve e junte à massa já misturada. Coloque esta massa numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio por mais ou menos cinco minutos. Depois de assada ponha a massa sobre um pano de prato úmido e deixe esfriar um pouco. Quando a massa estiver fria espalhe o seguinte recheio: os duzentos gramas do bacalhau separado, misturando-o com o conteúdo de um copo de requeijão e juntando as azeitonas picadas. Enrole a massa retirando o pano e colocando um pouco de maionese por cima.

Aletria à Moda Portuguesa

Ingredientes: um pacote de macarrão aletria, açúcar a gosto, leite o quanto precisar, uma colher (sopa) de amido de milho, um pouco de água, canela em pó e cravo e canela em pau (se gostar).

Modo de fazer:  cozinhe o macarrão com um pouquinho de água; quando estiver quase seco, escorra e coloque a massa novamente na panela com o açúcar, o leite misturado com o amido de milho e, se quiser, o cravo e a canela em pau. Deixe cozinhar um pouco em fogo baixo mexendo sempre. Quando der o ponto, retire do fogo, espere esfriar e coloque num refratário, polvilhando em seguida a canela em pó. Leve à geladeira e na hora de servir corte em quadrados.


 
Pastelão de Bacalhau

Ingredientes: meio quilo de bacalhau, um tomate, uma cebola, meio pimentão, azeite, salsinha, 100 gramas de azeitona sem caroço, três ovos, sal a gosto, leite o suficiente, três colheres (sopa) de manteiga e dois quilos de batata inglesa.

Modo de fazer: deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, mudando várias vezes a água. No dia seguinte, escorra a água, limpe e desfie o bacalhau. Numa panela coloque um pouco de azeite, o tomate picadinho, a cebola ralada e o pimentão picado; refogue um pouco. Junte então o bacalhau e deixe cozinhar (se precisar, coloque um pouquinho de água). Prove para ver se precisa sal e junte as azeitonas partidas. Quando estiver tudo cozido apague o fogo e adicione um pouco de salsinha picada. Reserve. Numa panela coloque as batatas descascadas, lavadas e partidas para cozinhar com água e sal. Depois de cozidas, escorra e passe-as num espremedor para fazer o purê. Junte então o leite, a manteiga e dois ovos. Misture bem. Numa assadeira ou refratário coloque metade do purê, por cima todo o recheio do bacalhau, regue com bastante azeite e, por cima, coloque o restante do purê. Misture um ovo com óleo e pincele por cima do pastelão. Leve ao fogo pré aquecido para assar.                                      

 

 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco