Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas de Pães e Biscoitos

Biscoito de Fécula de Batata

Ingredientes – 200 gramas de fécula de batata, 200 gramas de farinha de trigo, 150 gramas de açúcar, 250 gramas de margarina e, se quiser, raspas de limão.

Modo de fazer – Colocar tudo numa bacia e amassar bem com as mãos até dar o ponto. Untar e enfarinhar um tabuleiro e colocar às colheradas toda a massa. Assar em forno brando por mais ou menos 20 minutos,


Biscoito da Dinda

Ingredientes – 200 gramas de amido de milho, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 5 colheres (sopa) de açúcar, uma xícara (chá) de margarina ou manteiga e 3 colheres (sopa) de coco ralado.

Modo de fazer – Coloque numa bacia todos os ingredientes, amasse bem com as mãos e faça pequenas bolinhas. Coloque-as separadas num tabuleiro grande sem untar. Achate um pouco cada bolhinha utilizando um garfo. Asse em fogo moderado (170º centígrados) até ficarem dourados na parte de baixo.

Pão Doce de Banana

Ingredientes – meia xícara (chá) de açúcar, meia xícara (chá) de amido de milho, uma xícara (chá) de farinha de trigo, uma colher (chá) de canela em pó, uma colher de fermento em pó, quatro bananas médias picadas, um copo de iogurte natural, meia xícara (chá) de margarina, um ovo e meia xícara (chá) de passas sem caroço.

Modo de fazer – numa tigela misture os cinco primeiros ingredientes. No liquidificador bata as bananas, o iogurte, a margarina e o ovo. Despeje esta mistura batida sobre os ingredientes secos mexendo bem com uma colher. Junte as passas e coloque em uma forma de bolo inglês untada e leve ao forno médio para assar.

Pão de Batata da Vové Dedê

Ingredientes – quatro batatas grandes, três tabletes de fermento de pão, três ovos, quatro colheres (sopa) de queijo ralado, duas colheres (sopa) de margarina, um copo de leite, meio copo de água filtrada, uma colher (chá) de sal, uma colher (chá) de açúcar e farinha de trigo o quanto precisar.

Modo de fazer – descasque as batatas, cozinhe-as e passe num espremedor. Coloque o sal na batata ainda quente; dissolve o fermento no leite morno e na água. Misture à massa de batata o leite e a água com o fermento, a margarina, o queijo, o açúcar e os ovos batidos como para pão de ló. Então vá juntando a farinha de trigo aos poucos até a massa ficar bem fofa desprendendo-se das mãos. Amasse bem, cubra deixe descansar por uma hora. Torne a amassar e faça pãezinhos do tamanho de um ovo. Arrume em tabuleiro untado, cubra bem e deixe descansar até dobrarem de volume. Pincele cada um com gema desfeita em óleo e leve para assar em forno médio. 

Pãezinhos de Coco

Ingredientes – uma xícara (chá) de leite de coco, dois ovos, uma xícara (chá) de leite morno, uma colher (chá) de sal, dois tabletes de fermento de pão, meia xícara (chá) de açúcar, 100 gramas de margarina, dois pacotes de coco ralado seco e sete xícaras (chá) de farinha de trigo (mais ou menos). 

Modo de fazer – bata todos os ingredientes no liquidificador menos a farinha de trigo. Despejo numa vasilha e vá juntando a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto de enrolar. Deixe descansar coberto por vinte minutos Então modele os pãezinhos, passe no coco ralado seco e arrume em tabuleiro untado. Deixe crescer por mais ou menos quarenta minutos ou até dobrarem de volume. Asse em forno moderado por mais ou menos vinte e cinco minutos.     


Brioche

Ingredientes - meio quilo de batata inglesa, meio quilo de farinha de trigo, dois tabletes de margarina, uma xícara (chá) de leite morno, três tabletes de fermento de pão, uma colher (chá) de sal, quatro ovos inteiros, trezentos e cinquenta gramas de presunto, trezentos e cinquenta gramas de mussarela, uma gema para pincelar e óleo.

Modo de fazer - cozinhe as batatas com água e sal. Escorra e amasse. Coloque os tabletes de fermento dissolvidos no leite morno e junte a massa de batata e também coloque os outros ingredientes. Amasse bem com as mãos, até ficar uma massa fina. Faça uma bolinha pequena com a massa e coloque-a num copo com água. Quando a bolinha subir, a metade da massa poderá ser esticada num tabuleiro grande. Coloque todo o presunto e a mussarela, cubra com o restante da massa e pincele com a mistura da gema com o óleo. Leve ao forno pré-aquecido até assar bem e dourar.    

                 




 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
/>