Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas Para o Natal

Bacalhau da Vovó Dedê

Ingredientes: 1 Kg de bacalhau do porto, azeite, 300 gramas de azeitonas verdes sem caroço. 1 Kg. de batatas partidas em rodelas, 3 tomates, 2 cebolas, 2 pimentões verdes, 1 dúzia de ovos cozidos, um pouco de cheiro verde e sal a gosto.

Modo fazer: deixe o bacalhau de molho, de um dia para o outro, trocando a água várias vezes. No outro dia limpe e desfie o bacalhau. Reserve. Num tabuleiro ou refratário grande vá arrumando: uma camada de bacalhau desfiado, regue com bastante azeite de boa qualidade, uma camada de azeitonas picadas, uma de batatas partidas, uma de tomates em rodelas, uma de cebolas em rodelas, uma de pimentões cortados em fatias finas, uma de ovos cozidos partidos em rodelas e uma de cheiro verde partido em pedaços bem pequenos, regue outra vez com bastante azeite. Repita o procedimento até terminarem todos os ingredientes. Por último jogue um copo (não cheio) de água com um pouco de sal. Leve ao forno pré-aquecido até tudo ficar bem cozido.



Salada Russa de Frango

Ingredientes: 3 ou 4 peitos de frango, uma cebola, um tomate, meio pimentão verde, um pouco de cheiro verde picado, sal, um vidro de maionese, azeite, um vidro de palmitos picados e 3 maçãs descascadas  e picadas em cubinhos.

Modo de fazer: cozinhe os peitos de frango com sal, cebola, tomate e pimentão. Deixe esfriar e desfie os frangos. A seguir adicione os outros ingredientes, regue com bastante azeite e vá juntando a maionese até dar o ponto. Enfeite com duas flores feitas com tomate e folhas de salsa.



Torta de Nozes do Bom Velhinho

Ingredientes massa: 6 ovos, 1 copo pequeno de açúcar, meio quilo de nozes descascadas e partidas, 6 colheres (sopa) de farinha de rosca, 1 copo pequeno com leite de vaca, e uma colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de fazer massa: separe as claras das gemas. Bata as gemas com os outros ingredientes em uma batedeira até formar bolhas. Separadamente, bata as claras em ponto de neve e vá adicionando à massa já batida, mexendo de leve, debaixo para cima até tudo ficar bem homogêneo. Unte uma forma de abrir, forre com papel coloque laminado untado e aí coloque a massa. Leve para assar por mais ou menos 40 minutos em forno médio.

Ingredientes recheio e cobertura: uma colher (sopa) de margarina, uma lata de leite condensado, uma lata com leite de vaca, uma colher (sopa) de amido de milho e 300 gramas de nozes descascadas e partidas.

Modo de fazer recheio e cobertura: leve ao fogo uma panela com a  margarina para derreter e após adicione os outros ingredientes com exceção das nozes (o amido de milho deve ser dissolvido no leite de vaca). Mexa até formar um creme. Retire a panela do fogo e junte a maior parte das nozes, deixando um pouco para cobrir a torta. Recheie e cubra a torta com este creme  não esquecendo de colocar as nozes reservadas.



Papos de Anjo

Ingredientes: 12 gemas (retirar a película). 2 copos grandes de açúcar, um copo de água e baunilha.

Modo de fazer: bata as gemas na batedeira por 20 minutos. Unte forminhas de empada, coloque à massa das gemas, arrumando as forminhas num tabuleiro e levando o tabuleiro para assar no forno pré-aquecido. Numa panela coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e deixe ferver até formar uma calda rala. Desligue o fogo e junte um pouco de baunilha. Depois de retirar os papos de anjo das forminhas, mergulhe-os nesta calda. Com uma escumadeira retire-os da calda e os coloque n uma compoteira ou em forminhas de papel alumínio.   



Coquetel de Frutas Sem Álcool

Ingredientes: uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, a mesma lata para medir: suco de abacaxi, suco de uva, suco de caju, suco de maracujá, suco de goiaba e meia lata de groselha. (se achar que é muita quantidade de sucos, coloque mais um pouco de leite condensado e creme de leite).

Modo de fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificador, (dividindo se a quantidade não couber no copo do liquidificador) bata bem, e sirva em taças com gelo.


 


 

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco