Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Mineira

Tutu à Mineira

Ingredientes: um Kg. de feijão, uma cebola, 2 folhas de louro, dois dentes de alho, óleo, farinha de mesa (o quanto precisar), linguiça para o feijão e para fritar, toucinho para o feijão e para fritar (torresmo), paio para o feijão e ovos para fritar.

Modo de fazer: Prepare o feijão bem temperado com as carnes salgadas e refogado com a cebola, com os dentes de alho, óleo e o louro. Depois de bem cozido, deixe esfriar, retire as carnes salgadas e bata no liquidificador. Coloque numa panela, leve ao fogo e vá juntando a farinha de mesa até dar o ponto. Na hora de servir coloque numa travessa com bastante torresmo por cima e sirva com arroz branco, ovos fritos, linguiça frita e couve à mineira.

  
Couve à Mineira

Ingredientes: dois molhos de couve mineira, dois dentes de alho, azeite, sal e água quente.

Modo de fazer: Enrole as folhas de couve juntas, bem apertadas e corte em tiras bem fininhas. Coloque água para ferver e escalde a couve; escorra bem a água. Numa frigideira alta esquente o azeite e coloque os dentes de alho bem picadinhos até ficarem dourados. Então jogue a couve picada e escaldada, coloque sal a gosto e deixe refogar, mexendo sempre até ficar bem cozida.

  
Torta de Lingüiça

Ingredientes da massa: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, duas colheres (sopa) de fermento em pó, uma colher (chá) de sal, uma xícaras (chá) de margarina e meia xícaras (chá) de água.

Ingredientes recheio: 250 gramas de queijo prazo, 300 gramas de linguiça, duas colheres (sopa) de óleo, duas colheres (sopa) de cebola, 3 tomates médios, 6 colheres (sopa) de queijo ralado e gema para pincelar.

Modo de fazer a massa: Coloque numa tigela a farinha peneirada com o fermento e o sal; adicione a margarina amolecida e vá juntando aos poucos a água até formar uma massa fina. Deixe descansar durante 20 minutos coberta.

Modo de fazer o recheio: frite a linguiça sem a pele e bem picada. Reserve. Faça um molho com consistência média refogando no óleo a cebola partidinha e os tomates. Junte então a linguiça frita e deixe cozinha um pouco em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriar. Divida a amassa em duas partes; abra com o rolo. Forre o fundo e os lados de um tabuleiro untado com margarina. Coloque as fatias de queijo e em seguida o molho de linguiça. Polvilhe com queijo ralado e cubra com o restante da massa. Pincele com gema dissolvida em óleo e asse em forno médio.
 

Broa de Milho

Ingredientes: um tablete e meio de margarina, três ovos, um vidro de leite de coco, uma xícara (chá) de leite de vaca, duas xícaras (chá) de açúcar, duas xícaras (chá) de fubá de milho ou milharina, uma xícara (chá) de farinha de trigo e uma colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de fazer: Bata na batedeira todos os ingredientes até formar bolhas. Unte uma forma redonda de bolo com margarina, polvilhe farinha e, se quiser, um pouco de canela. Coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido.

  
Compota de Abóbora Com Coco

Ingredientes: um kg. de abóbora vermelha, um coco fresco ralado, açúcar a gosto e cravo e canela em pau, se quiser.

Modo de fazer: descasque a abóbora, para em quadrados pequenos, lave e reserve. Leve uma panela ao fogo baixo com o açúcar até derretê-lo e ficar em ponto de caramelo. Então, coloque os pedaços de abóbora, veja se precisa adicionar água e deixe cozinhando em fogo baixo. Caso necessite vá adicionando mais água. Quando a abóbora estiver se desmanchando, coloque o coco ralado e, se gostar, adicione também o cravo e a canela em pau. Deixe apurar mais um pouco e desligue o fogo. Depois de frio coloque em uma compoteira.



 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco