Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Maranhense

Camarão Que José Gosta  

Ingredientes- 3 kg de camarões frescos bem graúdos, 3 colheres (sopa) de manteiga com sal, 6 ovos inteiros e um pouquinho de sal.
 
Modo de fazer- Afervente os camarões com casca e tudo, sem sal. Quando estiverem rosados, retire do fogo, deixe esfriar, descasque-os e retire as tripas. Coloque uma panela no fogo com a manteiga e refogue nela os camarões. Bata as 6 claras em neve e vá misturando aos poucos as gemas com um pouquinho de sal. Junte esta mistura aos camarões mexendo com uma colher de pau grande para não desfazer muito os ovos. Deixe cozinhar só um pouco, até os ovos ficarem no ponto certo.

  
Torta de Camarão à Moda de Alcântara
  

Ingredientes- 1 Kg de camarões grandes fresco descascados, uma cebola, sal a gosto, meio quilo de batatas, 3 tomates, 3 ovos, 2 maços de cheiro verde, limão, óleo, azeite e farinha d’água.
 
Modo de fazer- Lave os camarões e afervente (sem água) numa panela com casca e tudo. Quando estiverem bem rosados, retire-os do fogo, deixando-os esfriar, descasque-os e retire as tripas. Numa panela, coloque todos os temperos bem picados e regue-os com suco do limão. Leve ao fogo para refogar e depois junte os camarões. Deixe-os cozinhar sem água, no molho do próprio cozimento em fogo baixo até que fiquem macios. À parte cozinhe as batatas inteiras, deixe-as esfriar, descasque-as e as corte em pedaços pequenos. Unte um refratário com óleo, coloque os camarões misturados com as batatas cortadas e os ovos batidos. Cubra com a farinha d’água, regue com azeite e leve ao fogo para assar. Quando a farinha estiver dourada está pronta a torta.
  


Arroz de Cuxá  


Ingredientes- 3 xícaras de arroz, 250 gramas de farinha de mandioca, 250 gramas de camarão seco, 1 colher (sopa) de gergelim torrado e socado no pilão, sal a gosto e um pouquinho de erva vinagreira.  

Modo de fazer- Prepare o arroz e reserve. Separadamente faça uma papa com a farinha e junte: o camarão seco, o gergelim e a erva vinagreira. Depois de pronta a papa misture-a ao arroz. Pode acompanhar peixes, frutos do mar e carne de sol.
 


Compota de Cupuaçu


Ingredientes- Um prato de açúcar, quantidade de cupuaçu a gosto, lavado e picado.   

Modo de fazer - Faça uma calda caramelada, coloque o cupuaçu picado e deixe apurar até ficar macio.  Caso necessário coloque pequena quantidade de água. Deixe esfriar e coloque em vidros ou compoteiras.


Galinha Com Pirão

Ingredientes: 1 galinha gorda caipira, 4 dentes de alho socados com sal a gosto, 3 colheres (sopa) de manteiga, 5 colheres (sopa) de extrato de tomate, 250g de farinha seca, 500g de batatas, 1 cebola grande, 2 tomates, pimentão e óleo para refogar.

Modo de fazer: Tempere a galinha com pimentão, tomate, cebola, extrato de tomate e alho socado com sal. Então, refogue bem e coloque água o suficiente para fazer o pirão (cerca de 1 litro). Quando estiver fervendo, retire a metade do caldo e reserve. Então, coloque as batatas descascadas e cortadas ao meio na galinha. Deixe cozinhar tanto a galinha como as batatas.

Modo de fazer o pirão: Coloque o caldo reservado para ferver. Bote a farinha seca de molho em um pouco de água fria. Quando o caldo estiver fervendo bote a farinha e misture. Continue mexendo. Coloque a manteiga e continue mexendo. Logo que esteja soltando do fundo da panela, está pronto o pirão.    






 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco