Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Italiana

Pizza Caseira

Ingredientes: farinha de trigo (o quanto precisar), um copo grande de leite morno, dois tabletes de fermento de pão, um tablete de margarina derretida e fria, três colheres (sopa) de azeite, um ovo inteiro, uma colher (sopa) de   açúcar e uma colher (chá) de sal.

Modo de fazer: numa bacia misture todos os ingredientes menos a farinha e, depois, vá juntando a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar das mãos.Trabalhe bem a massa com as mãos, sem sovar, durante uns quinze minutos. Deixe-a descansar coberta por mais ou menos quarenta e cinco minutos. Não é preciso untar aas formas. Outra dica: coloque pouca massa na forma e vá esticando bem com as pontas dos dedos até ela ficar bem fina. Cubra com molho e com o recheio que quiser.

 
Molho Quatro Queijos

Ingredientes: um copo de leite; duas caixas de creme de leite, uma xícara (chá) de queijo prato ralado, uma xícara (chá) de queijo provolone ralado, uma xícara (chá) de queijo parmesão ralado, uma xícara (chá) de queijo mussarela ralado e duas colheres (sopa) de manteiga.

Modo de fazer: coloque uma panela no fogo com a manteiga para derreter. Depois adicione o leite e o creme de leite; deixe aquecer um pouco. Então vá jogando os queijos até eles engrossarem e desligue o fogo.

 
Porpeta

Ingredientes: meio quilo de carne moída de primeira, dois ovos, um pouco de cheiro verde picadinho, um pacote de queijo ralado, sal a gosto, um pão francês e água filtrada.

Modo de fazer: coloque o pão de molho na água filtrada. Numa bacia ponha a carne moída, os ovos, o cheiro verde, o sal e o pacote de queijo ralado. Misture bem. Então escorra a água do pão, esprema-o bem e junte-o na bacia com os outros ingredientes. Vá misturando bem com as mãos até dar a liga. Com as mãos úmidas faça bolinhas médias e vá jogando na panela com bastante molho de macarrão (pode ser molho pronto com água) e deixe cozinhar em fogo baixo.
 

Massa Caseira Para Ravióli

Ingredientes: um quilo de farinha de trigo, quatro ovos inteiros e uma pitada de sal.

Modo de fazer: numa bacia coloque toda a farinha de trigo, abra um buraco no meio e adicione os ovos e o sal. Misture bem com as mãos até que fique uma massa homogênea.
Deixe-a descansar coberta por vinte minutos. Polvilhe um pouco de farinha na massa e na mesa (ou pedra mármore) e abra-a com rolo de macarrão. Se tiver máquina de macarrão passe-a no cilindro até ficar na espessura de um centímetro; se não possuir a máquina torne a passar o rolo até ficar a massa bem fina e corte-a no tamanho de pastéis abertos.
Recheio: a gosto. 


Palha Italiana


Ingredientes: um pacote de biscoito maisena, uma lata de leite condensado, quatro colheres (sopa) de achocolatado ou duas (sopa) de chocolate em pó e uma colher (sopa) de margarina.

Modo de fazer: leve ao fogo uma panela com o leite condensado, a margarina e o achocolatado (ou o chocolate em pó) e mexa até desprender da panela (tipo brigadeiro, só que menos consistente). Retire do fogo e junte os biscoitos partidos em pedaços pequenos. Misture bem e coloque em um refratário ou tabuleiro untado. Espere esfriar e parta em quadrados pequenos.

 

 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco