Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas Festas Juninas

Cachorro Quente de Forno

Ingredientes massa - 600 gramas de farinha de trigo, 1 copo de leite morno, 50 gramas de fermento de pão, 1 colher (sopa) de óleo, 3 ovos, 2 tabletes de margarina e sal a gosto.
Ingredientes recheio -  2 ou 3 latas de salsichas partidas em rodelas, 1 tomate picado, 1 cebola em rodelas e meio pimentão picado. (todos esses ingredientes crus).

Modo de fazer - dissolva o fermento no leite morno; junte os outros ingredientes e vá amassando bem com as mãos; deixe a massa coberta, descansando por meia hora. Unte um tabuleiro grande, coloque a metade da massa, adicione por cima o recheio cru e finalmente cubra com o restante da massa. Pincele com uma gema dissolvida no óleo e leve para assar no formo em temperatura moderada.

  
Cocada Branca

Ingredientes - 1 coco fresco ralado (coloque num prato fundo) e a mesma quantidade (prato fundo) de açúcar.

Modo de fazer - numa panela coloque o coco e o açúcar; leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo. Unte a pedra mármore com margarina e jogue a cocada ainda quente. Espere esfriar e corte do tamanho que desejar.

  
Pé-de-Moleque

Ingredientes - 1 xícara (chá) de amendoim cru, uma colher (café) de bicarbonato em pó e 1 xícara (chá) de açúcar.

Modo de fazer - numa panela coloque o amendoim e o açúcar e leve ao fogo brando. Deixe derreter o açúcar mexendo um pouco. Quando a calda estiver escura e em ponto de fio, coloque o bicarbonato, mexa um pouco e tire do fogo. Unte a pedra mármore com margarina e jogue o pé-de-moleque ainda quente. Deixe esfriar e corte no tamanho desejado. 

 
Cuscuz

Ingredientes - 1 coco fresco ralado em fita, 1 prato raso com açúcar, uma pitada de sal, 1 pacote de tapioca, 1 vidro de leite de coco e dois litros de leite de vaca.

Modo de fazer -coloque os dois litros de leite para ferver. Numa bacia ou refratário redondo, grande, coloque o coco ralado (separando um pouco para cobrir), o sal, o açúcar e a tapioca; misture tudo muito bem com uma colher. Quando o leite estiver fervido, vá jogando-o nesta mistura até ficar bem molhada e a tapioca cozida. Passe então para um tabuleiro grande, cubra com uma toalha e deixe esfriar. Depois de frio leve à geladeira. Na hora de servir faça furinhos em toda a superfície do cuscuz, espalhe todo o leite de coco e salpique o coco ralado por cima.                    

Bombocado de Fubá

Ingredientes - 1 lata de leite condensado, 1 pacote de coco ralado, 1 vidro de leite de coco, 1 lata com leite de vaca, 4 ovos, 2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) bem cheias de milharina, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 colher (sopa) de margarina.

Modo de fazer - Bater todos os ingredientes no liquidificador e despejá-los num refratário ou tabuleiro retangular untado. Levar ao forno por mais ou menos 45 minutos.


 
Torta de Salcichas

Ingredientes massa - 1 copo de leite, 10 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (chá) de sal, 2 ovos, duas colheres de queijo ralado e meia xícara (café) de óleo.

Modo de fazer massa - Bata no liquidificador. Unte um tabuleiro com óleo ou margarina e despeje toda a massa batida.

Ingredientes recheio - 2 latas de salsichas, 1 tomate, 1/2 cebola, 1/2 pimentão, óleo e sal a gosto.

Modo de fazer recheio - Leve ao fogo uma panela com óleo, o tomate, a cebola e o pimentão partidos em pequenos pedaços. Refogue. Coloque depois as salsichas cortadas em rodelas finas e o sal a gosto. No tabuleiro com a massa ainda crua espalhe o recheio de salsichas. Leve ao forno pré-aquecido até cozinhar a massa.                           




 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
/>