Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas Para o Dia dos Pais

Lagarto Recheado

Ingredientes - um peso de lagarto (dois quilos), suco de laranja ou vinho tinto, sal, alho, uma folha de louro, linguiça fina, bacon, cenoura, azeitonas verdes sem caroços, óleo, um pouco de açúcar, cebolinhas pequenas e batatinhas pequenas.

Modo de fazer - abra o peso da carne no sentido de seu comprimento. Tempere com o suco ou vinho, sal, alho e louro (a gosto). Deixe neste tempero de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte retire da geladeira e recheie o peso de carne com rodelas de linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas sem caroço e tirinhas bem finas de cenoura. A seguir enrole a carne e amarre bem com linha grossa. Coloque uma panela no fogo com óleo e açúcar (o suficiente para cobrir o óleo) a fim de fazer um molho ferrugem deixando dourar bem; então coloque a carne enrolada para assar nesta panela em fogo baixo, molhando-a com água sempre que secar até ficar macia. Depois de assada coloque mais água e junte as cebolinhas e batatinhas descascadas até ficarem douradas e cozidas.

  
Maionese Especial

Ingredientes - um quilo de batatas, duas cenouras pequenas, maionese, azeite, sal, três ovos, uma lata de ervilhas, meia lata de milho verde, um tomate e 150 gramas de presunto magro picadinho.

Modo de fazer - descasque as batatas e as cenouras, partindo-as em quadrados pequenos, lave-as bem e coloque tudo para cozinhar numa panela com água e sal. Cozinhe também os ovos. Depois de tudo cozido, escorra, descasque os ovos, parta-os em pedaços miúdos e coloque tudo num refratário. Então junte as ervilhas e o milho, já lavados e escorridos e o presunto já picado. Regue com bastante azeite e vá juntando a maionese até ficar tudo bem envolvido. Enfeite com uma rosa formada com o tomate lavado. Leve à geladeira até a hora de servir. 
 

Montanha de Neve

Ingredientes - uma xícara (chá) de margarina, duas xícaras (chá) de açúcar, quatro ovos, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, uma caixa de fécula de batata, duas xícaras de leite, uma colher (sopa) de fermento, uma lata de leite condensado e um coco fresco ralado em forma de fita.

Modo de fazer massa - bata o açúcar com a margarina, logo depois junte as gemas e continue batendo até ficar branco. Após junte o leite, a farinha, a fécula e o fermento. Bata bem e leve para assar num tabuleiro untado.}

Modo de fazer recheio - cozinhe a lata de leite condensado, espere esfriar, abra-a e junte metade do coco ralado. Corte o bolo ao meio e espalhe este recheio. Coloque a outra metade do bolo por cima e cubra com o glacê.

Modo de fazer glacê - bata as quatro claras em neve e junte açúcar até dar o ponto. Cubra o bolo com este glacê e um pouco do coco ralado. 


Papos de Anjo

Ingredientes - doze gemas de ovos, dois copos grandes de açúcar, um copo grande de água e baunilha.

Modo de fazer - bata as doze gemas na batedeira por vinte minutos. Unte forminhas de empada, coloque a massa das gemas e, a seguir, arrume as forminhas num tabuleiro e leve para assar no forno. Numa panela coloque o açúcar e a água; leve ao fogo baixo e deixe ferver até formar uma calda rala. Desligue o fogo e junte um pouco de baunilha a esta calda; mergulhe os papos de anjo assados, depois de tirados das forminhas nesta calda. Com uma escumadeira retire-os da calda e coloque-os numa compoteira ou em forminhas de papel alumínio.      
                       

Bolo Pintadinho
 
Ingredientes massa - dois pacotes de margarina, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, quatro ovos, um vidro de leite de coco, duas xícaras (chá) de açúcar, uma colher (sopa) de fermento em pó e um pacote de chocolate granulado.

Ingredientes cobertura - uma lata de creme de leite gelado (sem soro), quatro colheres (sopa) de chocolate em pó e uma colher (sopa) de margarina.

Modo de fazer massa - numa batedeira bata as claras em neve e reserve. Separadamente, bata as gemas com o açúcar e a margarina, quando estiver a massa esbranquiçada coloque a farinha, o leite de coco e o fermento; bata mais um pouco. Então junte as claras em neve e misture bem com uma colher. Por fim jogue o chocolate granulado e mexa bem sem bater. Coloque numa forma untada e leve ao fogo para assar.

Modo de fazer cobertura: Leve ao fogo uma panela com os ingredientes até formar um creme grosso; logo depois jogue o creme por cima do bolo já assado já assado e bem furadinho.                       

  


                               

 

 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco