Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Árabe

Homus Tahine (Pasta de Grão de Bico)

Ingredientes - 250 gr. de grão de bico, três colheres (sopa) de Tahine, uma colher (sopa) de água, dois dentes de alho, gotas de limão, sal a gosto e uma colher (sobremesa) de salsinha picada.

Modo de fazer – coloque o grão de bico de molho em água, de véspera. No dia seguinte cozinhe o grão de bico até que fique bem tenro. Escorra-o e bata no liquidificador. Deve ficar como um purê espesso. Separadamente bata o tahine, a água, o alho e as gotas de limão. Acrescente esta mistura à pasta de grão de bico. Coloque sal a gosto, mexa bem, tampe e leve à geladeira por uma hora, pelo menos. Na hora de servir decore com salsinha picada. Pode ser degustada com pão árabe ou torradinhas.

Quibe

Ingredientes – meio quilo de carne de primeira moída, meio quilo de trigo para quibe, duas cebolas raladas, meia xícara (chá) de hortelã picada e sal a gosto.

Modo de fazer – coloque o trigo para quibe de molho, na água quente, de um dia para o outro. Depois, peneire. Então misture todos os outros ingredientes e prepare (moldando) os quibes. Esquente bem o óleo e frite-os.

Dica: se preferir unte um tabuleiro e espalhe a mistura levando-a ao forno para assar.  


Tabule

Ingredientes – uma xícara (chá) de trigo para quibe. Azeite, três tomates picados sem sementes, uma cebola picada, um pepino picado, sem sementes, um molho de hortelã picado, um molho de salsinha picada e meia xícara (chá) de suco de limão.

Modo de fazer – coloque o trigo para quibe de molho na água quente de um dia para o outro. Depois peneire e misture os outros ingredientes todos. Leve à geladeira. Na hora de servir regue com bastante azeite.

Dica: este prato deve ser consumido rapidamente, após ser preparado, não podendo voltar à geladeira.

Creme de Damasco

Ingredientes - 300g de damasco, 1 copo de água, 1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor, 2 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 copos de leite, 1 colher (sopa) maisena, 200g de creme de leite.

Modo de preparo - Ferva o damasco com água até amaciar. Umedeça a gelatina com colheres (sopa) de água fria, formando uma pasta. Então, em seguida dissolva com um pouco da água da fervura do damasco, junte ao damasco e passe no liquidificador. Bata as gemas com metade do açúcar e misture ao leite frio, juntamente com a maisena. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o damasco batido com a gelatina. Desligue o fogo e coloque o creme de leite. Bata as claras em neve firme com o restante do açúcar. Misture ao creme de damasco e leve à geladeira.

Coalhada Cozida

Ingredientes: 2 litros de coalhada fresca, 1 colher (sopa) de maisena, 1 clara batida, 1 pitada de sal, manteiga, hortelã seca esfarelada.

Modo de preparo: Junte a coalhada fresca, a maisena, a clara e o sal, misture bem e passe tudo na peneira. Leve ao fogo até ferver, mexendo com uma colher de pau. Depois, cubra a panela com a peneira. À parte refogue a hortelã na manteiga e despeje sobre a coalhada, alguns minutos antes de retirá-la do fogo.



 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco