Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Bahiana

Bobó de Camarão

Ingredientes: um Kg de aipim, um quilo de camarões frescos, um tomate, uma cebola, um dente de alho, metade de um pimentão verde, leite o quanto precisar para dar o ponto, sal e azeite de oliva ou de dendê.

Modo de fazer: descasque e cozinhe o aipim com água e sal; reserve. Descasque e limpe os camarões. Numa panela coloque um pouco de azeite, deixe esquentar e coloque o tomate bem picado, a cebola ralada, o alho bem processado e um pouco de pimentão bem picadinho. Refogue, e então coloque os camarões limpos temperados com sal e deixe cozinhar por mais ou menos três minutos. Deixe esfriar. Num liquidificador coloque para bater o aipim cozido e bem picado e vá juntando o leite o quanto for necessário. Depois jogue esta mistura numa panela, leve ao fogo brando para engrossar e ponha os camarões refogados neste creme, misturando tudo muito bem.

 
 
Acaçá (Para Acompanhar Peixes)

Ingredientes: meia lata de creme de leite, uma xícara (chá) de água, 100 vidro de leite de coco, sal a gosto e 150 gramas de creme de arroz.

Modo de fazer: coloque todos os ingredientes numa panela, misture tudo e leve ao fogo brandi mexendo com uma colher de pau até engrossar.
 
 
Cuscuz

Ingredientes: um Kg de coco fresco ralado, um prato fundo com açúcar, uma pitada de sal, um pacote de tapioca, um vidro de leite de coco, mais ou menos dois litros de leite, um pouco de coco ralado, em fita, para cobrir o cuscuz.

Modo de fazer: coloque dois litros de leite em recipientes para ferver. Numa bacia ponha o coco, o sal, o açúcar e a tapioca. Misture tudo muito bem, depois vá juntando o leite fervido até a tapioca ficar bem cozida e o cuscuz bem molhado. Então passe tudo para um tabuleiro grande, cubra e deixe esfriar, Logo depois leve à geladeira. Na hora de servir faça furos em todo o cuscuz e jogue o leite de coco por cima, adicionando bastante coco ralado em fita para cobri-lo.
 


Cocada Branca

Ingredientes: um coco fresco ralado em fitas e um prato fundo de açúcar.

Modo de fazer: numa panela coloque juntos o coco e o açúcar. Leve a panela ao fogo brando mexendo sempre com uma colher de pau, até soltar do fundo da panela. Unte a pedra mármore com margarina e jogue a cocada ainda quente. Espere esfriar e corte do tamanho que desejar.    


Moqueca Bahiana de Peixe
 

Ingredientes: seis postas de peixe da melhor qualidade (bem grossas) temperadas com sal e limão, um kg. de camarões frescos limpos e temperados com sal e limão, três cebolas raladas, um kg. de tomates vermelhos, dois pimentões vermelhos bem picadinhos, um como pequeno de azeite de oliva, um coco grande ralado, uma colher (sopa) de azeite de dendê, um vidro de leite de coco, um molho de coentro e um molho de cheiro verde.
 
Modo de fazer: jogue um copo de água fervente sobre o coco ralado e retire todo o leite fino; reserve. Leve ao fogo uma panela de barro com a metade do azeite de oliva, a metade das cebolas raladas, a metade dos pimentões e dos tomates. um pouco e acrescente as postas de peixe e um amarrado de cheiro verde e coentro. Deixe cozinhar em fogo baixo; depois de ferver por alguns minutos junte o leite fino retirado do coco. Em outra panela de barro coloque o restante do azeite de oliva, das cebolas, dos pimentões e dos tomates. Leve ao fogo, refogue tudo muito bem e junte os camarões e um amarrado com o coentro e cheiro verde. Mexa rapidamente e então acrescente o leite de coco do vidro, tampe a panela e deixe cozinhar um pouco. Na hora de servir, retire os amarrados com cheiro verde e coentro e adicione o azeite de dendê. Numa travessa funda arrume as postas de peixe e coloque o molho de camarões acrescido do coco ralado. Sirva com arroz branco ou acaçá.            






 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco