Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Receitas da Culinária Alemã

Apfelstrüdel

Ingredientes: uma caixa de massa folhada semi-pronta, duas colheres (sopa) de castanhas de caju moídas, seis maçãs descascadas e cortadas em fatias finas, meia xícara (chá) de açúcar, uma colher (chá) de canela em pó, duas colheres (sopa) de uvas passas sem caroço, um ovo batido, açúcar de confeiteiro, e creme de chantilly (opcional).

Modo de fazer: abra a massa folhada com rolo no tamanho de um retângulo de mais ou menos 35 x 45 centímetros. No meio do retângulo espalhe as castanhas de caju, e sobre elas coloque as maças ao comprido e por cima espalhe o açucara, a canela e as passas. Com o ovo batido pincele as bordas do retângulo e dobre cerca de dois centímetros. Em seguida, dobre uma das laterais sobre o recheio e pincele com o ovo. Dobre a outra lateral sobre a primeira (fechando como um envelope) e pincele novamente com o ovo. Leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos quarenta minutos. Na hora de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro e, se quiser, sirva com creme chantilly.

Cocada Alemã

Ingredientes: doze claras de ovos, um quilo de açúcar, cinqüenta gramas de margarina, e oitocentos gramas de coco ralado.

Modo de fazer: Numa panela coloque as doze claras, o açúcar e a margarina. Leva ao fogo mexendo sempre até a margarina derreter toda. Tire do fogo e coloque o coco ralado misturando bem. Se a massa ficar muito dura, jogue um pouco de água. Unte um tabuleiro com margarina e vá colocando as cocadas ainda quentes com auxílio de uma colher. Leve ao forno médio por cerca d vinte minutos.

Salsichas Com Creme de Leite

Ingredientes: Meio quilo de salsichas cozidas no vapor por três minutos, uma caixa de creme de leite, meio copo de requeijão e três fatias de mussarela.

Modo de fazer: Num tabuleiro coloque as salsichas cortadas em três fatias. No liquidificador bata o creme de leite, o requeijão e a mussarela; jogue por cima das salsichas e leve ao forno para gratinar.

Pão Com Linguiça

Ingredientes: Uma colher de fermento biológico, uma xícara de leite, dois ovos, quatro xícaras (chá) de farinha de trigo, uma pitada de sal, uma pitada de açúcar, uma cebola crua, orégano a gosto e duas linguiças.

Modo de fazer: Coloque o fermento para crescer na xícara de leite; depois coloque os ovos, a farinha de trigo, a pitada de sal e a pitada de açúcar. Amasse com as mãos até ficar uniforme e antes do seu crescimento abra a massa para recheá-la. Coloque sobre a mesma as lingüiças e a cebola cortadas em fatias e o orégano a gosto. Coloque em forno médio para assar por mais ou menos vinte e cinco minutos. 

Chucrute

Ingredientes: 1 repolho grande,2 xícaras (chá) de água, 1 colher (chá) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, 1 ou 2 dentes de alho, 2 cebolas médias, 1 colher (café) de pimenta-do-reino, 2 folhas de louro, 12 cravos, 1/4 de xícara (chá) de açúcar, 1 gengibre pequeno esmagado, 2 xícaras (chá) de vinho branco seco ou vinagre, 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de creme ácido.

Modo de fazer: Cortar o repolho em tirinhas. Numa panela a água e o sal e aferventar o repolho picado. À parte, fazer o refogado com o óleo, o alho esmagado, e as cebolas picadas. Quando as cebolas começarem a dourar, acrescentar a pimenta-do-reino, o louro, os cravos, o açúcar e o gengibre. Juntar o vinho (ou vinagre), a farinha de trigo e o creme ácido. Misturar com o repolho aferventado e escorrido.



 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco