Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
RECEITAS - FEIJOADA / BOLO CABOCLO

FEIJOADA

Ingredientes: 1 kg de feijão preto, meio quilo de lombo salgado (bem magro), 300 grs. de linguiça de padre, 300 grs. de bacon, 300 grs. de linguiça fina, 300 grs. de carne seca, 300 grs. de pé de porco, 300 grs. de orelha de porco, 300 grs. de rabo de porco, 300 grs. de costela de porco, óleo, 1a cebola grande, 3 dentes de alho e 3 folhas de louro.


Modo de fazer: de véspera deixe de molho numa panela alta com bastante água as carnes salgadas: o lombo, a carne seca, o pé, a orelha, o rabo e a costela. Troque a água algumas vezes. No dia seguinte coloque todas as carnes numa panela com bastante água e leve ao fogo para dar uma escaldada rápida. Escorra bem. Cate e lave o feijão deixando escorrer toda a água. Num panelão alto ponha óleo o suficiente, a metade do bacon partidinho, a cebola bem partidinha, os dentes de alho picadinhos e deixe refogar. Logo depois junte o feijão preto, as carnes partidas, as folhas de louro e cubra com bastante água. Prove para ver se precisa colocar sal (geralmente não necessita). Deixe cozinhar em fogo baixo até o caldo ficar bem grosso. Servir com arroz branco, farofa de bacon e linguiça, couve à mineira e laranjas descascadas e partidas.


Observação: quantidade para muitas pessoas. Diminua a quantidade de todos os ingredientes conforme foi o caso.

BOLO CABOCLO


Ingredientes massa: 3 ovos, uma xícara (chá) de leite, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 3 colheres (sopa) de margarina.


Ingredientes recheio e cobertura:


3 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de margarina derretida, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de chocolate em pó e 1 colher (sobremesa) de canela em pó.


Modo de fazer massa: Na batedeira bata os ovos, o açúcar e a margarina até fica um creme esbranquiçado. Depois vá juntando aos poucos os outros ingredientes e continue batendo até a massa abrir bolhas. Unte um tabuleiro, coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido (mais ou menos 40 minutos).


Modo de fazer recheio e cobertura: Dissolva o amido no leite e coloque numa panela junto com a margarina derretida e acrescente os outros ingredientes, menos a canela. Leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme mole. Quando retirar a panela do fogo misture a canela mexendo bem. Divida o bolo em duas partes, recheie e cubra com este creme.

 








 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco