Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Porto Seguro... E Lindo !

Município, localizado no sul da Bahia, possui litoral de magníficas praias, deliciosa culinária regional e a alegria do famoso carnaval do estado

A moderna cidade de Porto Seguro, com seus 130 mil habitantes, floresce através da alegria contagiante de seus moradores.


As praias e o carnaval são as maiores atrações da região e levam ao sul da Bahia turistas de todo Brasil e de muitos outros países, que visitam o local em busca de lazer e descanso. O litoral e os festejos carnavalescos são os atrativos mais procurados, entretanto, a belíssima cidade reserva a seus visitantes muitos outros tesouros. A forte culinária baiana, resultado da mistura secular de temperos e sabores oriundos de Portugal, África e da própria terra, e sua fascinante história da chegada dos portugueses são outros fatores relevantes de Porto Seguro.


A cidade tem um vasto litoral, são dezenas de quilômetros de lindas praias, algumas muito movimentadas, com rede hoteleira e gastronômica de nível internacional, e outras mais tranquilas e pacatas, ideais para o descanso e para passeios em família. Em Porto Seguro deságua o Rio Buranhém, tornando esse ponto do litoral muito pitoresco. A travessia para o outro lado pode ser realizada através de balsas.




Em Porto Seguro há muitos monumentos referentes à época da chegada dos portugueses àquelas terras. O visitante pode admirar uma estátua de Pedro Álvares Cabral, uma de Pero Vaz de Caminha e muitas outras referências históricas. Além disso, a cidade preserva muito bem seu patrimônio da época colonial, com as igrejas e o casario muito bem conservados.

O aeroporto da cidade foi inaugurado no início da década de 1980 e, ao longo dos anos, passou por muitas reformas para poder receber turistas de todo Brasil e de muitos países. Atualmente, conta com instalações modernas e com pista que pode receber aeronaves de grande porte.

A região do sul da Bahia é famosa pela produção de cacau e é praticamente impossível o visitante sair de Porto Seguro sem experimentar o famoso fruto que dá origem ao chocolate.

O Brasil, à europeia, começou aqui

Quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegaram, em 1500, primeiramente, do mar, avistaram o Monte Pascoal, que recebeu esse nome em razão da época, pois estava próxima a Páscoa. Logo depois desembarcaram e encontraram a beleza da mata nativa, a exuberância da flora e da fauna da região e os habitantes, que os lusitanos chamaram de índios. Logo se encantaram. Pero Vaz de Caminha tratou de relatar ao rei português o que haviam encontrado. Três décadas depois o município de Porto Seguro foi fundado (é um dos primeiros do país) e a região começou a florescer à moda portuguesa, com fortes influências dos nativos do local.



 

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco