Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
O PORTO: MARAVILHAS DA CIDADE

Antigas construções medievais e o famoso vinho que leva seu nome atraem turistas de todo mundo à segunda maior cidade de Portugal.

Os moradores da cidade do Porto, situada no noroeste do território português, podem se orgulhar da belíssima arquitetura do município, do vinho e até mesmo do nome do país, oriundo da denominação romana do lugar, em latim, Portus Cale.

O antigo e o novo se misturam harmoniosamente nessa bela cidade, que conta atualmente com cerca de 1.200.000 habitantes em sua região metropolitana.


A arquitetura é um dos aspectos que mais atrai turistas ao Porto. Seu Centro Histórico, classificado como Patrimônio da Humanidade pela ONU, possui lindas construções medievais muito bem conservadas. Outros pontos de grande interesse turístico são: o Mercado do Bolhão, tradicional ponto comercial da cidade; a fundação de Serralves, um importante museu, e a foz do Rio Douro, que após passar pela cidade do Porto deságua no Oceano Atlântico.

A cidade do Porto possui dois tradicionais clubes de futebol, o Porto, um dos chamados três grandes do país, e o Boavista, um dos dois times que ganharam o Campeonato Português além de Benfica, Sporting e Porto. O outro foi o Belenenses. Na cidade nasceu a maratonista Rosa Mota, muito conhecida no Brasil por ganhar várias vezes a Maratona de São Silvestre, nos anos 1980. Além disso, a atleta portuguesa conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988 e a de prata nos de 1984.

Da guerra à cozinha

No século XIV a população da cidade colaborou com o exército, que partiu para uma batalha contra os mouros, enviando toda carne que dispunha. Restaram somente as tripas para que o povo pudesse se alimentar. A partir de então o prato (Tripas à Moda do Porto) tornou-se referência na cidade e seus moradores passaram a ser chamados de tripeiros. Entretanto, como não poderia deixar de ser, o bacalhau também faz parte da vasta lista de delícias culinárias do Porto. O tradicional caldo verde também é um prato da cidade.

A bebida mais famosa da região é sem dúvida o vinho do Porto. Entretanto, ela não é produzida na cidade que dá seu nome, mas na região do Alto Douro.

Porém, a cidade do Porto é - e sempre foi - de suma importância na distribuição mundial do produto e acabou dando nome a ele. A cidade vizinha de Vila Nova de Gaia é responsável pelo armazenamento da bebida, em suas caves.

 



     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />