Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
ODONTOLOGIA - PREVENÇÃO

A prevenção não é só feita contra a doença cárie, existe também a prevenção contra uma doença chamada endocardite bacteriana.


A endocardite bacteriana é provocada por bactérias que existem na boca e que durante um procedimento odontológico caem na corrente sanguínea e se alojam no coração quando este já apresenta algum problema.


Os pacientes que tem maior risco de desenvolvê-la são indivíduos acometidos de alterações cardíacas, portadores ou candidatos à cirurgia para colocação de válvula cardíaca artificial.


Antes de iniciar qualquer procedimento odontológico que provoque sangramento como extração, tratamento de canal, limpeza de tártaro, entre outros, o dentista realiza uma perfeita higienização bucal como medida preventiva para bloquear a penetração de microorganismos na corrente sanguínea.


O antibiótico deve ser receitado pelo dentista e o paciente deve tomá-lo rigorosamente para diminuir o risco de adquirir a doença.


Se por um lado o dentista tem condições para proteger seus pacientes, estes devem ter consciência de que devem avisá-lo e mantê-lo informado sobre a real condição de sua saúde: atitude que, infelizmente, não costuma ser tomada.


Comunique a ocorrência de possíveis doenças reumáticas, baixa resistência imunológica, sopros cardíacos, diabetes e se você se submete a tratamentos a base de corticosteróides, substâncias imunosupressoras e quimioterápicos.


As pessoas nessas condições devem procurar o dentista regularmente e manter os dentes e as gengivas bem tratadas.
É importante seguir as orientações do profissional, e quando o caso, fazer uso correto da medicação prescrita. O uso correto de antissépticos, a boa higienização bucal e a relação consciente entre o dentista e seu paciente são os mais fortes aliados contra a endocardite bacteriana.


Cuide-se!!!


Dra Renata Pescadinha







 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco