Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
ODONTO - HIPERSENSIBILIDADE

Uma sensação dolorosa - comumente relatada por dentes sensíveis – pode ser a manifestação de um problema denominado: Hipersensibilidade Dentinária.


O dente é formado pela polpa (tecido vivo), dentina, (tecido intermediário onde encontram-se as terminações nervosas da polpa, um tecido sensível) e esmalte ou cimento (ambos são tecidos de proteção).
A dor ocorre quando o dente perde esmalte, deixando a dentina exposta ao frio e ao quente, o que vai ocasionar uma movimentação de fluidos no interior dos túbulos dentinários (onde ficam os “pés” dos nervos dentários) desencadeando a sensação de dor na polpa.


A perda deste revestimento pode ser por abrasões, erosões ou atrição. Nas erosões os principais responsáveis são os ácidos. O consumo excessivo de refrigerantes, frutas e sucos cítricos, além de algumas drogas, prejudicam os dentes. Também quem sofre de bulimia ou anorexia nervosa, em que se nota o hábito de vômito, pode apresentar erosões, devido ao ácido presente no muco gástrico que retorna à boca.


Na abrasão, o desgaste é por ação mecânica. Éimportante observar a qualidade da escova dental que precisa ser macia.
Além disso, a escovação não pode ser feita bruscamente, pois sua função é remover a placa bacteriana, não a estrutura dental.
Outro processo que causa desgaste do esmalte na coroa do dente é a atrição. Ocorre devido à mastigação ou por hábitos parafuncionais, como o bruxismo (esfregar durante o sono um dente no outro) – falarei deste hábito mais detalhadamente na próxima edição. Se o paciente apresentar problemas de encaixe dos dentes também podem ocorrer trincas no esmalte.
Esse problema de hipersensibilidade pode ser tratado por meio de polimento dos dentes, assim como bochecho com flúor, entre outras coisas. Faça a limpeza regularmente e a aplicação de flúor tópico.


Até a próxima!


Dra. Renata Pescadinha






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco