Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
ODONTO - PROGRAMA CÁRIE ZERO

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, que acomete principalmente crianças e adultos jovens, transmissível de pessoa para pessoa através do contato direto (por exemplo o beijo), que resulta na perda localizada de superfícies dentárias, causada por ação de ácidos orgânicos presentes na boca, provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da dieta (açúcares, doces, etc).


É normalmente crônica e para que ocorra temos que ter três fatores: dentes e saliva; a bactéria causadora de cáries e dieta rica em carboidratos e sacarose.


Portanto, para ocorrer a cárie estes três fatores devem estar presentes e interagir entre si. Exemplo: uma pessoa que já tenha contraído a bactéria por contágio pela saliva de outra pessoa, que ingere muito carboidrato e que possui dentes com placa dentária cariogênica (massa amolecida que adere ao dente quando não realizamos a higiene dentária).


A primeira manifestação clínica da doença cárie é uma mancha branca opaca, litose e rugosa na superfície do dente. Logo após esta primeira fase a superfície dentária passa a ficar castanha de claro a escuro, neste estágio a doença cárie evolui rapidamente passando muitas vezes a atingir a segunda camada do tecido dentário que é a dentina. Quando a cárie chega neste estágio já temos a formação de cavidade cariosa que pode levar a destruição e perda dentária.


O flúor tem um papel muito importante no combate à doença cárie. O flúor presente no meio bucal aumenta a solubilidade do esmalte dentário, deixando-o mais resistentes perante a presença dos ácidos gerados pelas bactérias cariogênicas. Hoje, na maioria das cidades temos a presença de flúor na água potável, que atua de forma sistêmica quando a ingerimos.


Fluorterapia, sessões de aplicação de fluoretos, normalmente na forma de gel aplicado no consultório são a solução.


Remoção dos fatores retentivos de placa como restos radiculares, próteses mal adaptadas, hiperplasias gengivais, restaurações mal adaptadas também..


Restaurações das cavidades cariosas, com materiais restauradores devolvem a estética, a cor e a forma original do dente.


Cuide-se, vá ao dentista!


Dra. Renata Pescadinha










 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco