Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Afina, O Que É Saúde?

Etimologicamente, podemos concluir que o termo saúde, indica uma qualidade dos seres intactos, indenes, providos de integridade física e moral. Literalmente em outras línguas, saúde indica solidez, firmeza, força. O termo saúde-doença definido pela Organização Mundial da Saúde, caracterizado por muitos como vulgar, pois não se trata de uma definição cientifica, não é considerado uma concepção ampla de saúde, mas podemos considerá-la uma concepção norteadora de saúde humana.

Nos últimos anos vem se falando sobre saúde apenas quando se trata da ausência de doenças. A saúde pode ser vista tanto como ausência de doenças como um completo bem estar físico-psiquico-social ou capacidade de superação de dificuldades físicas, psíquicas, sociais, culturais. O termo saúde vem sendo interpretado, de um lado, como reação à acentuada medicalização da vida social e, de outro, como uma resposta setorial articuladora de diversos recursos técnicos e posições ideológicas. Embora o termo tenha sido usado a princípio para caracterizar um nível de atenção da medicina preventiva seu significado foi mudando, passando a representar, mais recentemente, um enfoque político e técnico em torno do processo saúde-doença-cuidado.

Se existe a doença, tem de haver o cuidado, prevenção, tratamento para que se promova a saúde, se há saúde, há sem dúvida uma melhor qualidade de vida, situação de bem estar que deve ser preservado. A noção de que a saúde é um processo continuado e interdependente de preservação da vida, criou uma nova dimensão social, um processo de cidadania. Contudo, todos os cidadãos têm direitos, mas são igualmente responsáveis pela manutenção. A saúde ocorre e é conseqüência de ações realizadas em toda a sociedade. Isto não exime o Estado, e outros profissionais de saúde de suas responsabilidades, mas agrega uma variável fundamental de respeito ao individuo, doente ou sadio, através do compromisso social solidário na consecução do objetivo maior de garantir condições dignas de vida a cada ser humano. Este modo de entender a saúde abrange aspectos individuais e coletivos, envolvendo questões ambientais e sociais.

A Educação Física no exercício da Educação para a saúde tem como função desenvolver hábitos nas pessoas da prática regular de atividades físicas, atuando preventivamente na redução de enfermidades relacionadas como a obesidade, diabetes, a hipertensão, patologias cardiorrespiratórias, osteoporose, algumas formas de câncer e depressões, contribuindo para a qualidade de vida de seus participantes.

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco