Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Muita Diversão e Cultura em Niterói

Antiga capital do estado do Rio de Janeiro possui muitos museus, fortalezas históricas e belos parques, além de lindas praias e agitada vida noturna com grande oferta de ótimos restaurantes, bares e muito agito. Cidade oferece excelente qualidade de vida aos moradores

Às margens da Baía de Guanabara e do oceano Atlântico e vizinha à capital do estado, Niterói oferece muitas opções de lazer e atrações históricas.

Belas praias, museus, igrejas seculares e fortalezas militares da época da colonização do Brasil fazem parte do roteiro turístico da cidade, que também oferece diversão noturna através de seus bares e restaurantes. Passado e presente caminham lado a lado em Niterói.

Fundada em 1573 pelo cacique Arariboia, a cidade atualmente possui cerca de 500 mil habitantes, sendo a 6ª mais populosa do estado e uma das mais prósperas do país. Integra a região metropolitana do Rio e foi a capital do estado até a fusão com a Guanabara, em 1975. Seu nome quer dizer “água que se esconde”, em Tupi, idioma dos índios que habitavam boa parte do território nacional à época da chegada dos portugueses.


ATRAÇÕES HISTÓRICAS

A Fortaleza de Santa Cruz, localizada em área militar na entrada da Baía de Guanabara, oferece passeios guiados. Além de aprender sobre a história do local, o visitante se deslumbra com a belíssima vista de Niterói e do Rio.

Santa Cruz serviu para ajudar a expulsar os franceses da região, no início da colonização portuguesa.

Alguns elementos de grande interesse da fortaleza são: as antigas celas e câmaras para prisioneiros e piratas; as enormes baterias de canhões; belíssima arquitetura e a capela de Santa Bárbara, que abriga a santa original da época de sua fundação. Há uma lenda que diz que sempre que os antigos soldados tentavam levar a santa para outro lugar, o mar se revoltava e eles não conseguiam lograr êxito, até que resolveram deixar a imagem na capela da fortaleza.

A região tem outros fortes, pois os Portugal, durante a colonização, resolveu proteger a entrada da Baía de Guanabara, considerada de grande importância estratégica defensiva.


CULTURA

Apesar de recente (foi fundado em 1996), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) possui valioso acervo e constantemente abriga exposições de artistas consagrados. Além disso, a linda edificação construída no Mirante da Boa Viagem parece pairar sobre as águas da Baía de Guanabara. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer fez o MAC se destacar na linda orla de Niterói e em pouco tempo se tornou um dos principais símbolos da cidade.


LAZER

Parque da Cidade – A entrada do parque está situada na Praia de Charitas. Para chegar ao local é preciso subir a pé ou de carro seus quase 300 metros de altura. O lugar é frequentado por praticantes de voo livre, pois há duas rampas no local. Uma voltada para a própria Praia de Charitas e outra para a Lagoa de Piratininga. Além disso, o parque oferece linda vista de Niterói, de muitos bairros do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara e até mesmo da Ponte Rio-Niterói.

A cidade possui praias na Baía de Guanabara, sendo Icaraí a mais movimentada delas. Na região oceânica estão localizadas as praias mais afastadas do centro, como Camboinhas, Itaipu, Piratininga e Itacoatiara, que mesmo assim recebem muitos banhistas, em razão de sua beleza.


RESTAURANTES E BARES

Os bairros de Charitas e São Francisco possuem grande quantidade de restaurantes, bares, casas noturnas e quiosques à beira da praia. Nos finais de semana, à noite, há muito movimento no local, que é frequentado por pessoas de todas as idades.

Outro importante centro gastronômico da cidade é o bairro de Jurujuba. Há no local uma colônia de pescadores e, como não poderia deixar de ser, muitos restaurantes típicos de frutos do mar.


TURISMO

Apesar de não contar com grande quantidade de hotéis, é a 3ª cidade mais visitada do Estado do Rio de Janeiro. Muitos turistas se hospedam na capital, mas realizam passeios diários na cidade vizinha.

Os principais pontos turísticos de Niterói são: a praia de Icaraí, com sua famosa e badalada orla; a região oceânica, com suas lindas praias; os bairros de Charitas e São Francisco, com sua agitada vida noturna; o Caminho Niemeyer, tendo no MAC o prédio de maior destaque e o Parque de São Bento, que é uma grande área verde localizada bem no coração de Icaraí.

 

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco